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dc.contributor.advisorRODRIGUES, Jean Carlos.-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Pedro Henrique Eustáquio.-
dc.date.accessioned2024-04-15T21:26:32Z-
dc.date.available2024-04-15T21:26:32Z-
dc.date.issued2024-04-15-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Pedro Henrique Eustáquio. A ICONOGRAFIA DA PAISAGEM NO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO-URBANÍSTICO DE BRASÍLIA: uma análise da representação dos candangos na pintura de di cavalcanti (1960) e na escultura de bruno giorgi (1957). 2023. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal Dotocantins, Araguaína, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6705-
dc.description.abstractThe present research seeks to establish an approach to Science, Art, and Geography from the perspective of landscape iconography, providing an understanding of how they are systematized and what functions the spaces of representation serve under the theory of Giuliana Andreotti and Dennis Cosgrove. When considering the research problem, the aim is to investigate the iconographic aspects of the landscape of Brasília - DF, especially concerning its builders, the "Candangos," and their respective spaces of representation within the production of space in the city. In this sense, this work presents a qualitative analysis of the perspectives of space manifestations in painting, sculpture, and architecture that materialize in the works located in the Praça dos Três Poderes and the Palácio do Congresso Nacional, demonstrating how the integration of these works occurs and how they construct narratives about the urban diversity of Brasília.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livre.pt_BR
dc.subjectBrasília,pt_BR
dc.subjectForma simbólica,pt_BR
dc.subjectEspaço de representação,pt_BR
dc.subjectArquitetura,pt_BR
dc.subjectArte,pt_BR
dc.subjectSymbolic form,pt_BR
dc.subjectSpace of representation,pt_BR
dc.subjectArchitecture,pt_BR
dc.subjectArt.pt_BR
dc.titleA iconografia da paisagem no patrimônio arquitetônico-urbanístico de brasília:pt_BR
dc.title.alternativeuma análise da representação dos candangos na pintura de di cavalcanti (1960) e na escultura de bruno giorgi (1957).pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca estabelecer uma aproximação da Ciência, Arte e Geografia a partir da perspectiva da iconografia da paisagem, trazendo um entendimento sobre como se sistematizam e quais as funções dos espaços de representação amparados sob a teoria de Giuliana Andreotti e Dennis Cosgrove. Ao pensar a problemática de pesquisa busca-se investigar os aspectos iconográficos da paisagem da cidade de Brasília - DF sobretudo no que diz respeito a seus construtores, os Candangos e seus respectivos espaços de representação dentro da produção do espaço na cidade, neste sentido este trabalho apresenta uma análise qualitativa sobre as perspectivas de manifestações do espaço presentes na pintura, escultura e arquitetura que se materializam no espaço em obras presentes na Praça dos Três Poderes e no Palácio do Congresso Nacional demonstrando como ocorre a integração dessas obras e como as mesmas constroem narrativas sobre a urbanodiversidade de Brasília.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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