Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/669
Autor(a): Ribeiro, Bibiana Zanella
Orientador: Bertolin, Aparecido Osdimir
Título: Construção de uma cadeia sustentável para destinação de resíduos da construção civil (RCC) pelo método do Design Tthinking
Palavras-chave: Design Thinking;Resíduos Sólidos;Construção civil;Reciclagem;RCC;Solid Waste;Construction;Recycling
Data do documento: 27-Set-2017
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - Ciamb
Citação: RIBEIRO, Bibiana Zanella. Construção de uma cadeia sustentável para destinação de resíduos da construção civil (RCC) pelo método do Design Tthinking.2017. 127f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Palmas, 2017.
Resumo: Considerando que, com vistas à sustentabilidade, a questão dos resíduos sólidos deve ser tratada sob a perspectiva integrada na qual é fundamental a noção de corresponsabilidade, este trabalho tem como objetivo propor um modelo de cadeia para tratamento e destinação de resíduos. Para tanto, foi aplicada a técnica de storytelling e a metodologia do Design Thinking para o desenho de cenários econômicos e o desenvolvimento de personagens, os quais possibilitaram a indicação de medidas consideradas de baixa e de alta efetividade para aferir a viabilidade e a sustentabilidade de uma usina de tratamento de resíduos. Os dados obtidos permitiram a proposição de um modelo de negócios híbrido, onde o enfoque encontrado deslocou-se da mera criação de uma usina de tratamento para a implantação de um sistema cooperativo de triagem, separação e tratamento dos resíduos, mais resistente às variações de conjuntura econômica.
Abstract: Considering that, with a view to sustainability, the issue of solid waste should be dealt with under the integrated perspective in which the notion of co-responsibility is fundamental, this work aims to propose a chain model for the treatment and disposal of waste. For that, the technique of storytelling and the methodology of Design Thinking for the design of economic scenarios and the development of characters were applied, which enabled the indication of measures considered of low and high effectiveness to assess the viability and the sustainability of a waste treatment plant. The data obtained allowed the proposition of a hybrid business model, where the approach found shifted from the mere creation of a treatment plant to the implantation of a cooperative system of sorting, separation and treatment of the residues, more resistant to the conjunctural variations economic development.
URI: http://hdl.handle.net/11612/669
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bibiana Zanella Ribeiro - Dissertação.pdf6.93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.