Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6695
Autor(a): BARROS, Rosiene Pereira da
Orientador: PINHO, Maria José de
Título: A Prática Pedagógica no Curso de Letras/Português à Luz da Linguística Aplicada e do Pensamento Complexo
Palavras-chave: Universidade.;Escola.;Ensino.;Leitura.;Aprendizagem;University;School.;Reading;Learning;Teaching
Data do documento: 2023
Citação: BARROS, Rosiene Pereira da. A Prática Pedagógica no Curso de Letras/Português à Luz da Linguística Aplicada e do Pensamento Complexo. 2023. 255f. Tese - Curso de Pós-Graduação (Doutorado) em Letras Ensino de Língua e Literatura – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023
Resumo: Apresentamos nesta tese a pesquisa de doutorado desenvolvida em torno da prática pedagógica de professores(as) do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Câmpus de Porto Nacional. O objetivo geral da pesquisa é compreender as práticas pedagógicas e as interfaces da formação de professores em Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as possíveis projeções de implicação para o ensino e a aprendizagem de leitura e interpretação de textos nos anos finais do ensino fundamental (EF). Os objetivos específicos consistiram em i) analisar o modo como a relação entre teoria e prática é apreendida no âmbito do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), buscando pensar se, a depender da perspectiva das disciplinas, essa relação se acentuaria ou não; ii) identificar como os professores(as) formadores, participantes da pesquisa, ao planejarem e ao executarem as aulas, abordam ou não a relação entre teoria e prática, já vislumbrando o espaço de sala de aula da educação básica e iii) problematizar os pontos de didatização dos saberes apreendidos a partir do material analisado na tese, propondo decorrências metodológicas à luzdo pensamento complexo e nos pressupostos da linguística aplicada. Com foco nesses objetivos procuramos responder à pergunta: - Quais fatores da prática pedagógica do curso de Letras de Porto Nacional podem (des)favorecer o processo de ensino e aprendizagem de leitura e compreensão textual em turmas da 2ª fase do ensino fundamental? A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e caráter exploratório, com ênfase num estudo de caso introduzida no campo da Línguística Aplicada (LA) e ancorada na perspectiva do pensamento complexo. As ferramentas metodológicas foram: análise documental, entrevista semiestruturada eobservação participante. Nesse decurso entrevistamos docentes de Letras e observamos suas práticas pedagógicas em sala de aula. No processo de tabulação e de análise de dados, elegemos a Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (2011), não perdendo de vista a articulação de nosso arcabouço teórica às técnicas da AC. Para esta produção tomamos como referenciais autores(as) da área de ensino de Língua Portuguesa, da Educação e das teorias que deram embasamento teórico a esta tese, a saber: Bagno (2001, 2008), Fuza (2011, 2018), Celani (1998, 2008), Kleiman (1999, 2002, 2007), Moita Lopes (1996, 2006), Pimenta (1999, 2009), ), Marcuschi (2008), Freire (1996), Morin (1989, 1990, 1996, 1999, 2000, 2003, 2007b, 2010, 2011), Moraes (2008, 2011, 2015, 2019), dentre outros. Os resultados nos permitiram inferir que a prática pedagógica no contexto de formação inicial de professores(as) de Língua Portuguesa – Curso de Letras à luz do pensamento complexo e da LA demonstraram que o processo formativo com ênfase no ensino, na aprendizagem de leitura e compreensão textual nos anos finais do EF emprega a metodologia interdisciplinar e também evidencia a transdisciplinar. Essa condição facilita a compreensão do que é tecido junto no fazer pedagógico pela indissociabilidade do ser, do conhecer e do fazer em suas relações consigo, com o outro e com o meio ambiente.
Abstract: In this thesis, we present doctoral research developed around the pedagogical practice of teachers of the Literature course at the Federal University of Tocantins (UFT) at Porto Nacional Campus. The general objective of the research is understand the pedagogical practices and interfaces of teacher training in Literature at Federal University of Tocantins (UFT) and the possible implications perspectives for teaching and learning to read and interpret texts in the final years of fundamental teaching (FT). The specific objectives consisted of i) analyzing the way in which the relationship between theory and practice is understood within the scope of the Pedagogical Project Course (PPC), seeking to think whether, depending on the perspective of the disciplines, this relationship would be accentuated or not; ii) identify how teacher trainers, participants in the research, when planning and executing classes, address or not the relationship between theory and practice, already envisioning the basic education classroom space and iii) problematize the points of didacticization of the knowledge learned from the material investigante in the thesis, proposing methodological consequences in the light of complex thinking and our assumptions of applied linguistics. Focusing on these objectives, we seek to answer the question: - What factors in the pedagogical practice of Porto Nacional Literature course can (dis)favor the process of teaching and learning reading and textual comprehension in classes in the 2nd phase of elementary school? The methodology used is of a qualitative approach and exploratory in nature, with an emphasis on a case study applied in the field of Applied Linguistics (AL) and anchored in the perspective of complex thinking. The methodological tools were: document analysis, semi-structured interview and participant observation. In this course, we interviewed Literature teachers and observed their pedagogical practices in the classroom. In the data tabulation and analysis process, we chose Content Analysis (CA), by Bardin (2011), without losing sight of the articulation of our theoretical framework with CA techniques. For this production, we took as references authors from the area of teaching Portuguese Language, Education and the theories that gave theoretical basis to this thesis, namely: Bagno (2001, 2008), Fuza (2011, 2018), Celani ( 1998, 2008), Kleiman (1999, 2002, 2007), Moita Lopes (1996, 2006), Pimenta (1999, 2009), ), Marcuschi (2008), Freire (1996), Morin (1989, 1990, 1996, 1999 ), 2000, 2003, 2007b, 2010, 2011), Moraes (2008, 2011, 2015, 2019), among others. The results allowed usto infer that the pedagogical practice in the context of initial training of Portuguese Language teachers – Literature Course in the light of complex thinking and AL demonstrated that the training process with an emphasis on teaching, learning to read and understand text in the final years of PE employs interdisciplinary methodology and also highlights transdisciplinary methodology. This condition facilitates the understanding of what is woven together in pedagogical practice due to the inseparability of being, knowing and doing in their relationships with oneself, with others and with the environment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6695
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