Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6633
Authors: Santos, Juraci Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Vizolli, Idemar
Title: Educação inclusiva no Instituto Federal do Piauí: o que revelam os estudantes em relação às políticas de acesso e permanência
Keywords: educação; educação inclusiva; ensino superior; pessoas com deficiência; Instituto Federal do Piauí; ducation; inclusive education; university education; disabled people; Federal Institute of Piauí
Issue Date: 4-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: SANTOS, Juraci Pereira dos. Educação inclusiva no Instituto Federal do Piauí: o que revelam os estudantes em relação às políticas de acesso e permanência. 2023. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A Educação Inclusiva emergiu do anseio dos movimentos organizados que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência, o que inclui a educação em ambientes institucionais em todos os níveis de ensino. Na presente dissertação, aborda-se a temática inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal do Federal do Piauí (IFPI). Para tanto, partiu-se da seguinte questão de pesquisa: como estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, percebem as políticas públicas de acesso e permanência em cursos superiores no Instituto Federal do Piauí? O objetivo geral deste estudo consiste em compreender como estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, de cursos superiores do IFPI, percebem as políticas públicas de educação inclusiva. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, e emprega uma combinação de métodos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo em seus procedimentos técnicos. Em relação à pesquisa de campo, realizaram-se rodas de conversa, que contaram com a participação de 10 estudantes, matriculados nos campi do IFPI de Angical, Teresina Central e Teresina Zona Sul. Os dados foram sistematizados e analisados com base nas categorias analíticas construídas a partir do Software IRAMUTEQ e a utilização da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que IFPI mesmo estando em conformidade com as regulamentações educacionais que dizem respeito à inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, enfrenta desafios significativos que afetam a permanência e o desempenho acadêmico desses estudantes. Os estudos indicam que as ações desenvolvidas pelos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) contribuem para a permanência e o sucesso de estudantes com deficiência na instituição. Os resultados revelam ainda que os estudantes continuam a enfrentar desafios relacionados à acessibilidade, incluindo obstáculos de comunicação e atitudinais que impactam negativamente o seu progresso acadêmico. O estudo enfatiza a importância de conscientizar toda a comunidade acadêmica sobre a necessidade de implementar práticas inclusivas que eliminem as barreiras de comunicação e atitudinais no ambiente educacional. Isso é essencial para garantir que os estudantes em questão não apenas tenham a oportunidade de ingressar na instituição, mas também de permanecer nela e alcançar o sucesso acadêmico.
Abstract: Inclusive Education emerged from the desire of organized movements that fight for the rights of people with disabilities, which includes education in institutional environments at all levels of education. In this dissertation, the topic of inclusion of students with disabilities at the Federal Institute of Piauí – IFPI is addressed. To this end, we started with the following research question: how do students with disabilities, global developmental disorders and high abilities/giftedness perceive the public policies for access and retention in higher education courses at the Federal Institute of Piauí? The general objective of this study is to understand how students with disabilities, pervasive developmental disorders and high abilities/giftedness, from IFPI higher education courses, perceive public inclusive education policies. This research adopts a qualitative approach, descriptive in nature, and employs a combination of bibliographic, documentary and field research methods in its technical procedures. In relation to field research, conversation circles were held, with the participation of 10 students, enrolled on the IFPI campuses in Angical, Teresina Central and Teresina Zona Sul. The data were systematized and analyzed based on the analytical categories constructed from the IRAMUTEQ Software and the use of Bardin Content Analysis. The results indicate that IFPI, despite being in compliance with educational regulations regarding the inclusion of students with disabilities in higher education, faces significant challenges that affect the retention and academic performance of these students. Studies indicate that the actions developed by the Centers for Assistance to People with Specific Needs - NAPNE contribute to the permanence and success of students with disabilities in the institution. The results further reveal that students continue to face challenges related to accessibility, including communication and attitudinal obstacles that negatively impact their academic progress. The study emphasizes the importance of raising awareness among the entire academic community about the need to implement inclusive practices that eliminate communication and attitudinal barriers in the educational environment. This is essential to ensure that the students in question not only have the opportunity to join the institution, but also to remain there and achieve academic success.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6633
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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