Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6620
Authors: Guida, Romilsa Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Birck, Rosemeri
Title: A arte como necessidade para a formação humana
Keywords: Arte;Desumanização;Formação humana;Humanização
Issue Date: 28-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: GUIDA, Romilsa Dias. A arte como necessidade para a formação humana. 2022. 39f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O objeto que norteou essa pesquisa surgiu nas disciplinas de Arte e Educação e Fundamentos e Metodologia do Ensino da Arte e Movimento, quando foi proposto falar sobre a importância da disciplina de Artes na formação acadêmica e humana. Deste modo, sendo a arte um elemento contribuinte da formação humana, o objetivo deste trabalho é compreender a arte como um instrumento que contribui para a formação humana. A questão central da pesquisa está em buscar respostas do porquê e como o ensino da arte pode contribuir com o processo da formação humana ou com a humanização das pessoas? Assim, em nossa primeira seção dialogamos acerca da desumanização na contemporaneidade e dos reflexos da desumanização nos sujeitos contemporâneos, tendo como suporte a obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Em seguida, apresentamos os conceitos de autores como Jorge Coli e Newton Duarte, sobre o que é arte e da arte como produção humana. Na terceira seção refletimos sobre as formas de sensibilização e de humanização nas linguagens em arte. Assim, na metodologia recorremos ao método de pesquisa qualitativo, acompanhada da pesquisa bibliográfica e documental para refletir a importância e a valorização da arte no ensino escolar, na formação acadêmica e na formação humana, como forma de amainar a desumanização do ser humano, que se dá com a perda dos valores éticos e morais
Abstract: The object that guided this research emerged in the disciplines of Art and Education and Foundations and Methodology of the Teaching of Art and Movement, when it was proposed to talk about the importance of the discipline of Arts in academic and human formation. Thus, since art is an element that contributes to human formation, the objective of this work is to understand art as an instrument that contributes to human formation. The central question of this research is to seek answers as to why and how art teaching can contribute to the process of human formation or the humanization of people. Thus, in our first section we discuss dehumanization in contemporary times and the reflexes of dehumanization in contemporary subjects, based on Paulo Freire's Pedagogy of the Oppressed. Next, we present the concepts of authors such as Jorge Coli and Newton Duarte, about what art is and about art as human production. In the third section we reflect on the forms of sensitization and humanization in the languages of art. Thus, in the methodology, we resort to the qualitative research method, accompanied by bibliographic and documental research to reflect on the importance and valorization of art in school teaching, in academic formation and in human formation, as a way to soften the dehumanization of the human being, which occurs with the loss of ethical and moral values.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6620
Appears in Collections:Pedagogia

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