Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6592
Authors: Aquino, Gabriele Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Elizabete da Silveira
Title: Antony e o autismo: (Im)possibilidades de uma criança durante o ensino remoto
Keywords: Autismo;Inclusão;Educação;Ensino remoto
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: AQUINO, Gabriele Vieira. Antony e o autismo: (Im)possibilidades de uma criança durante o ensino remoto. 2022. 46 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias-To, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou compreender o processo de aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista no ensino remoto, bem como analisar as (im)possibilidades dessa criança no desenvolvimento das atividades durante esse período. Com esse propósito, foi utilizado como método de produção de dados: a entrevista aberta e a observação do processo de aprendizagem de Antony durante o ensino remoto. Com base na produção de dados nota-se que o menino e a família enfrentaram infinitas dificuldades em tempos remotos, bem como, o quanto a falta de um Atendimento Educacional Especializado foi prejudicial para o seu aprendizado. Por fim, através da pesquisa foi possível confirmar o déficit de profissionais especializados para atender crianças com TEA. Percebemos que foi um processo desafiador. A mudança de ambiente, do ensino presencial para o remoto, desestabilizava Antony. Joana, mãe do Antony, não sabia como lidar com a situação, se via perdida. Sem saber como faria para o menino perceber que aquelas atividades remotas, também eram aulas e que ele precisava participar. Algumas atividades lhe chamavam a atenção, mas a maioria não o interessavam. Para realizar a fundamentação teórica, dialogamos principalmente com Ariès (1981), Grandin (2006) e Baptista e Bosa (2002)
Abstract: Esta investigación tuvo como objetivo comprender el proceso de aprendizaje de un niño con Trastorno del Espectro Autista en la enseñanza a distancia, así como analizar las (im)posibilidades de este niño en el desarrollo de actividades durante este período. Para ello se utilizó el siguiente método de producción de datos: la entrevista abierta y la observación del proceso de aprendizaje de Antony durante la enseñanza a distancia. Con base en la producción de datos, se advierte que el niño y su familia enfrentaron infinitas dificultades en tiempos remotos, así como la falta de un Servicio Educativo Especializado perjudicó su aprendizaje. Finalmente, a través de la investigación, fue posible constatar el déficit de profesionales especializados para la atención de niños con TEA. Nos dimos cuenta de que era un proceso desafiante. El cambio de ambiente, de la enseñanza presencial a la remota, desestabilizó a Antony. Joana, la madre de Antony, no supo cómo afrontar la situación, se sentía perdida. Sin saber cómo haría que el niño se diera cuenta de que esas actividades remotas también eran clases y que necesitaba participar. Algunas actividades le llamaron la atención, pero la mayoría no le interesaron. Para realizar la fundamentación teórica dialogamos principalmente con Ariès (1981), Grandin (2006) y Baptista y Bosa (2002)
URI: http://hdl.handle.net/11612/6592
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Gabriele Vieira Aquino.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.