Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6544
Authors: Vasconcelos, Ana Carolina Sobota
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Mirian Cristina dos Santos
Title: Intervenção educativa com trabalhadores da limpeza e higienização hospitalar na prevenção de agravos por agentes biológicos
Keywords: Educação Continuada. Saúde do Trabalhador. Serviços Hospitalar de Limpeza. Equipamento de Proteção Individual. Exposição Ocupacional.Continuing Education. Worker's health. Hospital Cleaning Services. Individual Protection Equipment. Occupational Exposure
Issue Date: 11-Oct-2023
Citation: VASCONCELOS, Ana Carolina Sobota. Intervenção educativa com trabalhadores da limpeza e higienização hospitalar na prevenção de agravos por agentes biológicos.2023. 123f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Introdução: Os trabalhadores da limpeza e conservação dos serviços de saúde, em sua rotina de trabalho, manuseiam materiais potencialmente infectantes e, tratando-se de um ambiente hospitalar, o manejo desses materiais pode resultar em acidente de trabalho, tendo a necessidade de qualificação sobre a prevenção de agravos por agentes biológicos com esta população, considerando os riscos aos quais são expostos em seu processo de trabalho. Objetivos: O objetivo geral: avaliar a efetividade de uma intervenção educativa com trabalhadores da limpeza e higienização hospitalar na prevenção de agravos por agentes biológicos. Objetivos específicos: descrever o perfil sociodemográfico e ocupacional dos trabalhadores de limpeza e higienização hospitalar; avaliar a prática da utilização dos equipamentos de proteção individual pelos trabalhadores de limpeza e higienização hospitalar pré e pós intervenção educativa e; dplicar intervenção educativa aos trabalhadores de limpeza e higienização hospitalar sobre equipamentos de proteção individual conforme as necessidades identificadas. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa, quase experimental, do tipo antes e depois, realizada com trabalhadores da limpeza e higienização hospitalar de um Hospital de Grande Porte da região Norte do Brasil. A coleta de dados foi dividida em quatro etapas: 1º Formação e Aplicação de questionário sobre: perfil sociodemográfico e ocupacional e conhecimento e comportamento referido sobre prevenção de agravos por agentes biológicos; 2º Observação Pré-intervenção dos participantes; 3º Aplicação da Intervenção Educativa e 4º Aplicação do questionário e Observação Pós-intervenção. Os dados obtidos na pré e pós-intervenção foram inseridos em planilha do programa Excel e analisados pelo programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0. O projeto foi submetido, via plataforma Brasil, para análise e anuência, obtendo parecer favorável para desenvolvimento da pesquisa. Resultados: Foram sistematizados em dois manuscritos, a saber: Artigo 1 Intervenção educativa sobre biossegurança para Trabalhadores de limpeza e higienização hospitalar: relato de experiência sobre o planejamento e realização de qualificação profissional sobre biossegurança; as atividades foram realizadas no formato de oficinas, considerando o conhecimento prévio dos participantes e suas necessidades de aprendizagem a partir do processo de trabalho. Artigo 2 Impacto de intervenção educativa sobre biossegurança com trabalhadores de higienização e limpeza hospitalar. Os resultados mostraram através das análises que a intervenção educativa teve um impacto positivo entre os trabalhadores da limpeza e higienização hospitalar, com significância estatística na comparação do conhecimento e comportamento autorreferido antes e após a intervenção; a observação do comportamento pré e pós-intervenção também apresentou melhora pela comparação dos percentuais por meio da análise descritiva. Conclusão: É possível constatar que a intervenção educativa, conduzida por meio de oficinas teórica-prática, empregando metodologias ativas adaptadas às necessidades dos trabalhadores, resultou em uma melhoria na adesão às medidas de biossegurança. Isso se evidenciou tanto através do conhecimento e comportamento relatado quanto da observação direta da atividade laboral dos trabalhadores da limpeza e higienização hospitalar.
Abstract: Introduction: Cleaning and conservation workers in healthcare services, in their work routine, handle potentially infectious materials and, in the case of a hospital environment, the handling of these materials can result in an accident at work, requiring qualifications regarding the prevention of diseases caused by biological agents in this population, considering the risks to which they are exposed in their work process. Objectives: The general objective: to evaluate the effectiveness of an educational intervention with hospital cleaning and hygiene workers in preventing injuries caused by biological agents. Specific objectives: describe the sociodemographic and occupational profile of hospital cleaning and hygiene workers; evaluate the practice of using personal protective equipment by hospital cleaning and hygiene workers pre and post educational intervention and; implement educational intervention for hospital cleaning and hygiene workers on personal protective equipment according to identified needs. Method: This is a field research, with a quantitative, almost experimental, before-and-after approach, carried out with hospital cleaning and hygiene workers at a large hospital in the North of Brazil. Data collection was divided into four stages: 1st Training and application of a questionnaire on: sociodemographic and occupational profile and knowledge and behavior reported on the prevention of diseases caused by biological agents; 2nd Pre-intervention observation of participants; 3rd Application of the Educational Intervention and 4th Application of the questionnaire and Post-intervention Observation. The data obtained pre- and post-intervention were entered into an Excel spreadsheet and analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 20.0. The project was submitted, via the Brazil platform, for analysis and approval, obtaining a favorable opinion for the development of the research. Results: They were systematized in two manuscripts, namely: Article 1 Educational intervention on biosafety for hospital cleaning and hygiene workers: experience report on planning and carrying out professional qualification on biosafety; The activities were carried out in a workshop format, considering the participants' prior knowledge and their learning needs from the work process. Article 2 Impact of educational intervention on biosafety with hospital hygiene and cleaning workers. The results showed through the analyzes that the educational intervention had a positive impact among hospital cleaning and hygiene workers, with statistical significance in the comparison of knowledge and self-reported behavior before and after the intervention; the observation of pre- and post-intervention behavior also showed improvement by comparing the percentages through descriptive analysis. Conclusion: It is possible to verify that the educational intervention, conducted through theoretical-practical workshops, employing active methodologies adapted to the needs of workers, resulted in an improvement in adherence to biosafety measures. This was evident both through the knowledge and behavior reported and through direct observation of the work activity of hospital cleaning and hygiene workers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6544
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Sobota Vasconcelos - Dissertação.pdf273.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.