Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6491
Authors: NUNES , Ester Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: CASTIGLIONI , Ana Claudia
Title: Análise de novas unidades lexicais sinalizadas no âmbito do Curso Letras Libras da Universidade Federal do Tocantins
Keywords: Léxico;renovação lexical;morfemas, surdez;Lexicon;lexical renewal;morphemes, deafness
Issue Date: 5-Feb-2024
Citation: NUNES, Ester Fernandes. Análise de novas unidades lexicais sinalizadas no âmbito do Curso Letras Libras da Universidade Federal do Tocantins. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: ensino de língua e literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo busca a compreensão do processo de criação de novas Unidades Lexicais Sinalizadas (ULS) da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para isso, selecionamos o ambiente acadêmico do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional como campo de investigação. A escolha desse cenário se deu pela influência dos estudos linguísticos da Libras como língua natural e as legislações que garantem a sua circulação como língua brasileira, que a permitiram adentrar o meio acadêmico, e com isso, o surgimento de novas ULS. Nesse panorama, surge a emergência do nosso problema de pesquisa: compreender o processo de criação de novas ULS nesse contexto. O corpus é composto por materiais como vídeos institucionais da UFT, em Libras, vídeos provenientes da troca de informações entre integrantes da comunidade acadêmica em uma rede social e também material impresso. A proposta foi inicialmente evidenciar a existência de novas ULS nessas mídias e efetivarmos as análises acerca do processo de criação delas. Fundamentamos o trabalho à luz dos estudos lexicológicos, sociolinguísticos e morfológicos, áreas da linguística que compreendem as mudanças e variações da língua, as transformações sociais, o fenômeno da inserção de novos vocábulos em uma língua em contextos de diferentes grupos sociais, a estrutura interna dos sinais e as regras que determinam a sua formação. Além disso, teorias e políticas públicas que abrangem a Libras nos auxiliaram nesse processo. Teóricos como Alves (1994), Biderman (2001) Preti (1974), Brasil (2002, 2005), Ferreira Brito (1995) Quadros (2004), Strobel (2008) Skliar (1997), Sacks (1990), Castro-Junior (2011), Felipe (2006), Faria-nascimento (2013), Jonhson e Schembri (1999), Zeshan (2003) nos guiaram no percurso. Adotamos como diretriz metodológica a pesquisa bibliográfica, uma vez que que lida com materiais disponíveis na internet e em um grupo de rede social, além de entrevistas com surdos membros da comunidade surda alvo da pesquisa com a finalidade de validar os significados de alguns sinais. Ao todo foram analisadas vinte (20) ULS, do contexto abordando questões como o processo de criação ao qual estão inseridas, e a influências que conduziram o processo. Os resultados revelaram a existência de quatro principais processos morfológicos de criação de novas ULS: por derivação a partir do significado da base: Configuração de Mão e Ponto de Articulação; ULS do processo de Flexão por mudança fonomorfêmica e de número; ULS do processo de Composição por simultaneidade, e ULS de processo Classificador: Lexicalização de ações miméticas Lexicalização de formas geométricas.
Abstract: This study seeks to understand the process of creating new Signed Lexical Units (ULS) of the Brazilian Sign Language (Libras). For this, we selected the academic environment of the Literature Libras course at the Federal University of Tocantins (UFT), Porto Nacional campus as a field of investigation. This scenario was chosen due to the influence of Libras linguistic studies as a natural language and the laws that guarantee its circulation as a Brazilian language, which allowed it to enter the academic world, and with it, the emergence of new ULS. In this panorama, our research problem emerges: understanding the process of creating new ULS in this context. The corpus consists of materials such as UFT institutional videos, in Libras, videos from the exchange of information between members of the academic community on a social network, and also printed material. The proposal was initially to show the existence of new ULS in these media and carry out the analysis of their creation process. We base the work in the light of lexicological, sociolinguistic and morphological studies, areas of linguistics that include language changes and variations, social transformations, the phenomenon of insertion of new words in a language in contexts of different social groups, the internal structure of signs and rules that determine their training. In addition, theories and public policies covering Libras helped us in this process. Theorists like Alves (1994), Biderman (2001) Preti (1974), Brazil (2002, 2005), Ferreira Brito (1995) Quadros (2004), Strobel (2008) Skliar (1997), Sacks (1990), Castro-Junior (2011), Felipe (2006), Faria-Nascimento (2013), Jonhson and Schembri (1999), Zeshan (2003) guided us along the way. We adopted bibliographic research as a methodological guideline, as it deals with materials available on the internet and in a social network group, as well as interviews with deaf members of the deaf community targeted by the research in order to validate the meanings of some signs. Altogether twenty (20) ULS were analyzed, from the context addressing issues such as the creation process to which they are inserted, and the influences that led the process. The results revealed the existence of four main morphological processes for the creation of new ULS: by derivation from the meaning of the base: Hand Configuration and Articulation Point; ULS of the Flexion process by phonomorphemic and number change; ULS of the Simultaneity Composition process, and ULS of the Classifier process: Lexicalization of mimetic actions Lexicalization of geometric shapes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6491
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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