Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6470
Authors: JARDIM, Carlos Eduardo Herculano
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de
Title: Estilística e devir nos processos de individuação: experimentação de escritos de Hilda Hilst à luz das contribuições filosóficas de Deleuze e Simondon
Keywords: Estilística;Individuação;Acontecimento;Língua(gem);Individuación;Evento;Lengua(je)
Issue Date: 1-Feb-2024
Citation: JARDIM, Carlos Eduardo Herculano. Estilística e devir nos processos de individuação: experimentação de escritos de Hilda Hilst à luz das contribuições filosóficas de Deleuze e Simondon. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de língua e literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: As vivências de um ser são sempre marcadas por acontecimentos. Os acontecimentos advêm para aqueles que vivem novos modos de perceber e de sentir a vida; e são esses modos e essas percepções que implicam experimentações, permitindo que se passe por individuações e gerando um novo vivenciar, que resulta em um novo modo de aprender. Nesse sentido, evidenciamos que o presente trabalho é uma experimentação linguístico-linguageira, pautada nas óticas filosóficas do acontecimento (dos rizomas, do devir e da experimentação) e da individuação (das transduções, do meio associado e da alagmática). A abordagem filosófica desta pesquisa se deu como uma descoberta na busca de uma nova perspectiva (um novo horizonte), para se (re)pensar a língua, a linguagem e alguns aspectos de seu ensino. O objetivo proposto para essa relação tão importante do ensino com a aprendizagem é apresentar, a partir das experimentações da língua, uma nova perspectiva estilística; uma estilística cartográfica e individuante, que vise e/ou possibilite, em seus traços e em suas criações, a fuga de velhos preceitos e concepções, e que, por meio de um traçar inventivo, alunos, autores e artistas possam transpassar a própria linguagem, os sentidos e as formas-signos. As contribuições teóricas de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Gilbert Simondon compõem a base desta pesquisa. Ainda é pertinente ressaltar que a sua metodologia se deu de modo cartográfico, visto que o seu desenvolvimento intercorreu por diversos caminhos e territórios; além disso, o cartografar transcorreu com base nos preceitos de uma pesquisa bibliográfica. Destarte, adentramos ao território estilístico-linguageiro com a intenção de degustar e perceber, na linguagem, a existência de mundos a serem criados, explorados, vivenciados, experimentados e ensinados.
Abstract: Las experiencias de un ser son siempre marcadas por los eventos. Estos eventos vienen para aquellos que viven nuevas formas de percibir y sentir la vida; siendo esas percepciones que implican experimentaciones, permitindo que sean pasadas individuaciones y generando un nuevo vivenciar, que resulta en una nueva forma de aprendizaje.En eso sentido, evidenciamos que el presente trabajo es una experimentación linguístico-linguajera, gobernada en las óticas filosóficas del evento ( de los rizomas, del devir y de la experimentación) y de la individuación ( de las transduciones, del medio asociado y de la alagmática). El abordaje filosófica de esta pesquisa es dada como un descobrimiento en la busca de una nueva perspectiva ( un nuevo horizonte), para se (re) pensar la lengua, el lenguaje y algunos aspectos de su enseñanza. El objetivo propuesto para esa relación tan importante de la enseñanza con el aprendizaje és presentar, a empezar de las experimentaciones de la lengua, una nueva perspectiva estilística, una estilística cartográfica y individuante, que vise y/o posibilite en sus trazos y en sus creaciones, la fuga de viejos preceptos y concepciones, y que, por medio de un dibujar inventivo, alumnos, autores y artistas puedan atravesar su próprio lenguaje, los sentidos y las formas-signos.Las contribuiciones teóricas de Gilles Deleuze, Félix Guattari y Gilbert Simondon inventan la base de esta pesquisa. Aunque és pertinente resaltar que su metodologia es dadade forma cartográfica, mientras que su desarrollo intercorrió por diversos caminos y territórios; además el cartografar transcorrió con base en los preceptos de una pesquisa bibliográfica. Así, adentramos al terrritório estilístico-linguajero con la intención de degustar y percibir, el lenguaje, la existencia de mundos a seren criados, explorados, vivenciaods, experiementados y enseñados.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6470
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS EDUARDO HERCULANO JARDIM-DISSERTAÇÃO-LETRAS.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.