Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6458
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dc.contributor.advisorLeite, João de Deus-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Cláudia Dias-
dc.date.accessioned2024-02-01T13:55:01Z-
dc.date.available2024-02-01T13:55:01Z-
dc.date.issued2024-02-01-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ana Cláudia Dias. NARRATIVIDADES JORNALÍSTICAS SOBRE A ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENTRE O ACONTECIMENTO E AS METAFORIZAÇÕES DOS SENTIDOS. 2023. 131 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6458-
dc.description.abstractNarrativity, based on French Discourse Analysis (AD), deals with what is different, by understanding that it is through its formulations that the subject lets a glimpse, through memory, how it is affected in its individuation and production process. of senses; in this perspective, subjects and meanings are thought from uncertainty, escape, incompleteness. Addressing this theoretical issue, this thesis analyzes and problematizes the journalistic discourse that circulates through the digital environment, from the narrativity about the school, in the face of the event of the Covid-19 pandemic. The discursive sequences described and interpreted come from two news portals – O Globo and Folha de S. Paulo –, selected from news and comments published from March 11, 2020 to March 11, 2021. The question that guided our research was: How does the discursive event of the pandemic, with regard to the relationship between language and history, affect the narratives about the school, the student and the teacher, and how does it affect the constitution of these subjects? The discursive clippings (DR) that made up the research corpus were established with the selection of utterances or linguistic expressions, based on how the school, the student and the teacher are discursive by the digital journalistic media. From there, we carried out the clippings of the Discursive Sequences (SD), which were grouped by themes present in the formulations. From the analysis, it was possible to identify that the journalistic argument that worked the most was that of the public school, signified by the vulnerability of the students, marked by poverty (lack of structure in the house, electronic equipment, internet, food).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNarratividade,pt_BR
dc.subjectPandemia,pt_BR
dc.subjectEscola,pt_BR
dc.subjectDiscurso jornalístico.pt_BR
dc.subjectNarrativity,pt_BR
dc.subjectPandemic,pt_BR
dc.subjectSchool,pt_BR
dc.subjectJournalistic speech.pt_BR
dc.titleNarratividades Jornalísticas sobre a escola em tempos de Pandemia: entre o Acontecimento e as Metaforizações dos Sentidos.pt_BR
dc.description.resumoA narratividade, com base na Análise de Discurso francesa (AD), ocupa-se do que é diferente ao compreender que é por suas formulações que o sujeito deixa entrever, através da memória, como é afetado no seu processo de individuação e de produção de sentidos. Nessa perspectiva, sujeitos e sentidos são pensados a partir da incerteza, da fuga, da incompletude. Abordando essa questão teórica, esta tese analisa e problematiza as narratividades jornalísticas que circulam pelo meio digital, a partir da narratividade sobre a escola, diante do acontecimento da pandemia da Covid-19. As sequências discursivas descritas e interpretadas são oriundas de dois portais de notícias – O Globo e a Folha de S. Paulo –, selecionados de notícias e comentários publicados no período de 11 de março de 2020 a 11 de março de 2021. A pergunta que norteou nossa pesquisa foi: A partir dessas considerações a pergunta que norteou esta pesquisa foi: De que maneira o acontecimento discursivo da pandemia, no que diz respeito à relação da língua com a história, afeta as narratividades sobre a escola e como essas narratividades produzem efeitos sobre a constituição desses sujeitos? Os recortes discursivos (RD) que compuseram o corpus da pesquisa foram estabelecidos com a seleção de enunciados ou de expressões linguísticas, a partir de como a escola é discursivizada pela mídia jornalística digital. Realizamos, a partir daí os recortes das Sequências Discursivas (SD), os quais foram agrupados por temáticas presentes nas formulações. A partir das análises foi possível identificar que o argumento jornalístico que mais funcionou foi o da escola pública significada pela vulnerabilidade dos alunos, marcada pela pobreza (falta de estrutura da casa, de equipamentos eletrônicos, de internet, de alimento).pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DA SAUDEpt_BR
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