Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6386
Authors: SILVA, Alisson Sousa Santos da.
metadata.dc.contributor.advisor: JUNIOR, José Carlos de Oliveira.
Title: Um estudo sobre as 2-sequências.
Keywords: Sequências,;Padrões Numéricos,;2-Sequências,;Periodicidade,;Sequences,;Numeric Patterns,;2-Sequences,;Periodicity.
Issue Date: 30-Jan-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Alisson Sousa Santos da. UM ESTUDO SOBRE AS 2-SEQUÊNCIAS. 2023. 41 f. TCC (Doutorado) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia apresenta uma contribuição original para a teoria das sequências numéricas por meio da introdução de uma nova sequência denominada 2-sequência. O propósito central deste estudo é associar padrões a conceitos matemáticos preexistentes, buscando não apenas validar resultados já conhecidos, mas também abrir caminho para novas explorações e descobertas. Ao analisar teoremas e corolários, destacamos a utilização de artifícios matemáticos fundamentais, como o mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum, sequências numéricas e periódicas, assim como o período de uma sequência. Buscamos não apenas apresentar e definir a conceituação adequada de cada artifício, mas também contextualizá-los numericamente para facilitar a compreensão do leitor. As demonstrações fornecidas não apenas validam resultados previamente conhecidos, mas também indicam possíveis oportunidades de aprimoramento e aprofundamento. As 2-sequências, sendo um ponto de partida inicial, mostram-se propícias para futuras explorações envolvendo conceitos matemáticos mais avançados.
Abstract: This thesis presents an original contribution to the theory of numerical sequences through the introduction of a new sequence called the 2-sequence. The central purpose of this study is to associate patterns with pre-existing mathematical concepts, aiming not only to validate known results but also to pave the way for new explorations and discoveries. In analyzing theorems and corollaries, we highlight the use of fundamental mathematical tools, such as the least common multiple, greatest common divisor, numerical and periodic sequences, as well as the period of a sequence. Our goal is not only to present and define the appropriate conceptualization of each tool but also to provide numerical context for a better understanding by the reader. The demonstrations provided not only validate previously known results but also indicate potential opportunities for improvement and further exploration. The 2-sequences, being an initial starting point, prove to be conducive to future explorations involving more advanced mathematical concepts.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6386
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