Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6381
Authors: SILVA, Kássia Lesli Barbosa da
SILVA, Kássia Lesli Barbosa da
metadata.dc.contributor.advisor: Lobato, José Bento Renato Monteiro
Lobato, José Bento Renato Monteiro
Title: Avaliação no Ensino de Química: Análise dos Roteiros de estudo Produzidos pelos alunos da Residência Pedagógica.
Avaliação no Ensino de Química: Análise dos Roteiros de estudo Produzidos pelos alunos da Residência Pedagógica.
Keywords: Licenciatura em Química,;Avaliação,;Residência Pedagógica,;Ensino de Química,;Habilidades de pensamento.;Chemistry graduation,;Evaluation,;Pedagogical Residence,;Chemistry teaching,;Thinking skills.
Issue Date: 30-Jan-2024
30-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Kássia Lesli Barbosa da. AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DOS ROTEIROS DE ESTUDO PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2023. 350 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024.
metadata.dc.description.resumo: O desenvolvimento de habilidades de pensamento é fundamental no ensino de ciências, e traçar estratégias que ajudem no desenvolvimento destas é essencial. Avaliações que contemplam essas habilidades têm o poder de fazer o aluno pensar, buscar, e se desenvolver cognitivamente. O presente trabalho propõe-se a investigar as habilidades de pensamento presentes nas avaliações propostas pelos professores em formação do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Tocantins que participaram do Programa Residência Pedagógica. Essa pesquisa é de caráter qualitativo, descritiva, e básica estratégica com o intuito de apenas avançar com o tema aqui abordado. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico, principalmente no que diz a Taxonomia de Bloom, que tem a tarefa de classificar metas e objetivos educacionais com a intenção de desenvolver um sistema de classificação para os três domínios cognitivos. E em seguida, uma análise das questões propostas nas avaliações e quais as habilidades cognitivas essas contemplavam foi realizado. Desta forma, foi analisado algumas das avaliações mais recentes produzidas por alunos do Residência Pedagógica, sendo objetivo desta pesquisa ajudar a identificar e afirmar objetivos relacionados ao desenvolvimento cognitivo dos alunos por meio de habilidades de pensamento.
Abstract: The development of thinking skills is essential in science teaching, and fundamental strategies that help in the development of these are essential. Assessments that contemplate the ability to learn have the power to think, and to develop cognitively. The present project work investigates how thinking ability presents the formation proposals of the Degree in Chemistry of the Federal University of Toscana that participated in the Pedagogical Residency Program. This research is qualitative, descriptive research, and basic strategic with the objective only of use with the theme used here. Initially, a bibliographic survey was carried out, mainly regarding Bloom's Taxonomy, which has the task of classifying metagraphic and educational objectives with the intention of developing a classification system for the three cognitives. And then, an analysis of the questions proposed in the estimates and which cognitive skills that were contemplated were performed. In this way, the objective of the Residency estimates more focused on student research was defined, with the objective of developing students' thinking and objectives related to the development of students' thinking.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6381
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- KÁSSIA LESLI BARBOSA DA SILVA.pdf757.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.