Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/6331
Autor(a): Lira, Renata Beatriz Cavalcante
Orientador: Lano, Marciel Barcelos
Título: O debate sobre avalição na Revista Movimento
Palavras-chave: Imprensa periódica;Avaliação;Produção do conhecimento;Educação básica - Avaliação;Formação de professores
Data do documento: 23-Jan-2024
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: LIRA, Renata Beatriz Cavalcante. O debate sobre avaliação na Revista Movimento. 2023. 22f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar as publicações sobre o tema “Avaliação” na Revista Movimento (periódico cientifico da área da Educação Física), compreendendo quais as temáticas têm tido mais visibilidade nos últimos anos e autores que se destacam nesta área. O método utilizado foi a crítica documental, nossas fontes são os trabalhos publicados na revista movimento de 2002 a 2022 e a técnica de organização das fontes foi a bibliometria. Evidenciamos que após analisar a periodicidade das publicações sobre o tema, podemos dividilas em dois ciclos, o primeiro entre os anos de 2002 a 2012, período de dez anos com 5 publicações apenas, sendo esse total menos da metade do ciclo posterior. E o segundo ciclo com 12 publicações num intervalo de nove anos. É notável que o fim do primeiro ciclo houve um aumento na produção sobre Avaliação, e uma constância nas publicações. Os dados evidenciam que a revista tem dado maior visibilidade aos estudos sobre Avaliação na educação básica, formação inicial de professores e na área da saúde, sendo estas as áreas com maior número de trabalhos publicados na revista. Destacamos, ainda a necessidade de continuar a investigação ampliando o número de revista, especialmente considerando a quantidade de periódicos da área da educação e educação física que são alvo dos pesquisadores da área para dar vasão a seus estudos.
Abstract: The objective of this work was to analyze the publications on the topic “Evaluation” in Revista Movimento (scientific journal in the area of Physical Education), understanding which themes have had more visibility in recent years and authors who stand out in this area. The method used was document criticism, our sources are the works published in the magazine Movimento from 2002 to 2022 and the technique of organizing the sources was bibliometrics. We showed that after analyzing the periodicity of publications on the subject, we can divide them into two cycles, the first between the years 2002 to 2012, a period of ten years with only 5 publications, this total being less than half of the subsequent cycle. And the second cycle with 12 publications in a nine-year interval. It is notable that at the end of the first cycle there was an increase in production on Evaluation, and a constancy in publications. The data show that the magazine has given greater visibility to studies on Assessment in basic education, initial teacher training and in the health area, these being the areas with the highest number of works published in the magazine. We also highlight the need to continue the investigation by expanding the number of journals, especially considering the number of journals in the area of education and physical education that are the target of researchers in the area to give vent to their studies
URI: http://hdl.handle.net/11612/6331
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Beatriz Cavalcante Lira - Monografia.pdf636.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.