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Authors: Farias, Keylla Cristina Arruda
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Rubra Pereira de
Title: Diversidade sexual e equidade de gênero na perspectiva escolar: documento curricular e práticas discursivas
Keywords: Diversidade sexual. Equidade de Gênero. Currículo. Escolas públicas. Análise Linguística. Sexual diversity. Gender Equity. Curriculum. Public schools. Linguistic Analysis
Issue Date: 7-Jul-2023
Citation: FARIAS, Keylla Cristina Arruda. Diversidade sexual e equidade de gênero na perspectiva escolar: documento curricular e práticas discursivas.2023.75f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Equidade de gênero, identidades e diversidade sexuais são temas emergentes no escopo de campos de estudos da Linguística Aplicada/LA e polos de discussões intensas para abordar a importância do respeito e os mecanismos de combate ao preconceito e discursos de ódio. A escola é o local apropriado para formar pessoas conscientes dessa problemática. Diante disso, o objetivo desta pesquisa consistiu em analisar em que contexto a proposta curricular das escolas municipais e estaduais do Tocantins, Brasil, inclui ou omite as temáticas sobre pautas identitárias, incluindo diversidade sexual e as injustiças seculares sobre gênero e sexualidades. Como subsídio metodológico, utilizei a pesquisa bibliográfica documental (FIGUEIREDO, 2007) e OLIVEIRA, 2007). Após a coleta de dados, foram analisadas as questões levantadas da pesquisa bibliográfica com discussões fundamentadas em autores e leis que regulamentam a área estudada. A pesquisa está caracterizada em uma perspectiva qualitativa, envolvendo uma investigação de caráter exploratório, buscando aprofundar os conhecimentos sobre as diretrizes educacionais. A análise centrou-se na realização de uma abordagem no contexto histórico e os possíveis debates sobre diversidade sexual e igualdade de gênero e verifiquei quais avanços e retrocessos - em seu movimento pendular - que vai do movimento escolanovista, perpassando pela Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, até o artigo V da Constituição Federal/1988 e sua deliberação efetiva de um sistema com moldes de educação universal, público e laico. E nessa perspectiva, introduzi as diretrizes, os documentos curriculares e as práticas discursivas pedagógicas, no âmbito escolar, com o direcionamento de pesquisa voltado para os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o Plano Nacional de Educação (PNE), e a nova Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (BNCC). Outro foco priorizado nesta pesquisa está relacionado às perspectivas discursivas sobre gênero e sexualidade nas escolas públicas e o que essas pautas reverberaram no contexto político ultraconservador que ainda prevalece na Unidade Federativa do Tocantins.
Abstract: Gender equity, sexual identities and diversity are emerging themes within the scope of Applied Linguistics/LA fields of study and poles of intense discussions to address the importance of respect and mechanisms to combat prejudice. And the school is the appropriate place to form people aware of this problem. Therefore, the objective of the research was to analyze in which context the curricular proposal of municipal and state schools in Tocantins, Brazil, includes or excludes themes about identity guidelines, including sexual diversity and secular injustices about gender. As a methodological subsidy, I used documentary bibliographical research (FIGUEIREDO, 2007) and OLIVEIRA, 2007). After data collection, the issues raised from the bibliographical research were analyzed with discussions based on authors and laws that regulate the studied area. The research is characterized in a qualitative perspective, involving an exploratory investigation, seeking to deepen the knowledge about the educational guidance. The analysis focused on carrying out an approach in the historical context and the possible debates on sexual diversity and gender equality and I verified which advances and setbacks - in its pendulum movement - that goes from the New School movement, passing through the Universal Declaration of Human Rights in 1948, until the fifth article of the Federal Constitution and its effective creation of a system with molds of universal, public and secular education. And in this perspective, I introduced the guidelines, the curricular documents and the pedagogical discursive practices, in the school scope, with the research directed towards the National Curricular Parameters (PCN), the National Curricular Guidelines (DCN), the National Education Plan (PNE), and the new National Common Curriculum Base for Early Childhood Education and Elementary Education (BNCC). Another highly prioritized focus in my dissertation is related to the discursive perspectives on gender and sexuality in public schools and what these topics reverberated in the ultraconservative political context in Tocantins.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6169
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