Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6152
Authors: Silva, Oderlani Vieira da
metadata.dc.contributor.advisor: Ceppas, Filipe
Title: Exercícios filosóficos: prática de aprendizagem numa perspectiva cínica
Keywords: Cadernos de Notas. Cinismo. Ensino de Filosofia. Modo de Vida. Notebooks of Notes. Cynicism. Philosophy Teaching. Lifestyle
Issue Date: 20-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Filosofia
Citation: SILVA, Oderlani Vieira da. Exercícios filosóficos: prática de aprendizagem numa perspectiva cínica.2023.68f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: RESUMO Esta pesquisa tem como público alvo estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de contribuir com uma prática de aprendizagem para o ensino de Filosofia. A pesquisa tem como meta exercícios filosóficos que se formulam através do arcabouço teórico da Filosofia Cínica da Grécia Antiga. Tais exercícios se dão na relação professor-aluno no âmbito da sala de aula e se configuram através de práticas de leitura e escrita de textos de filosofia. Como resultado, os alunos deverão expressar-se através da produção de diários, chamados Cadernos de Notas, como produto desta dissertação, pelo Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO. A proposta é que a utilização desses cadernos possa contribuir para a assimilação dos conteúdos filosóficos e ajudar no processo reflexivo dos estudantes. A utilização dos cadernos de notas como ferramenta do ensino e aprendizagem busca dinamizar e trazer para a vida dos estudantes a problematização para além da sala de aula.
Abstract: This research has high school students as its target audience, with the aim of contributing to a learning practice for the teaching of Philosophy. The research aims at philosophical exercises that are formulated through the theoretical framework of the Cynic Philosophy of Ancient Greece. Such exercises take place in the teacher-student relationship within the classroom and are configured through practices of reading and writing philosophy texts. As a result, students will have to express themselves through the production of diaries, called Notebooks, as a product of this dissertation, by the Professional Master in Philosophy - PROF-FILO. The proposal is that the use of these notebooks can contribute to the assimilation of philosophical contents and help in the students' reflective process. The use of notebooks as a teaching and learning tool seeks to streamline and bring problematization beyond the classroom into the students' lives.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6152
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Oderlani Vieira da Silva - Dissertação.pdf723.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.