Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5901
Authors: Soares, Danillo Augusto Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Ferraz, Leandro
Title: O perfil da produção científica da educação física escolar inclusiva na região Norte do Estado do Tocantins: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso
Keywords: Educação Física;Educação Física Inclusiva;Produção Científica;Educação Física;Physical Education;Inclusive Physical Education;Scientific production;Physical Education School
Issue Date: 14-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Danillo Augusto Pereira Soares. O perfil da produção científica da educação física escolar inclusiva na região Norte do Estado do Tocantins: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso. 38f. 2021. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis - TO.
metadata.dc.description.resumo: A Inclusão vai muito além da simplicidade de integrar a pessoa com deficiência ao ensino regular; sugere não deixar ninguém fora do processo desde o seu início. E, em nenhum momento, se trata de uma reintegração, e sim, deixar incluso desde o primeiro momento. E esse conceito é uma responsabilidade a ser praticada em toda a sociedade, e não somente no espaço escolar. O presente trabalho teve como objetivo identificar e definir o perfil da produção cientifica da Educação Física Escolar Inclusiva, na região norte do estado do Tocantins, através da análise, mapeamento e identificação dos trabalhos de conclusão de curso voltados à Educação Física Escolar Inclusiva, nos cursos presenciais de graduação de Licenciatura em Educação Física instalados nas Universidades do Norte do Tocantins. Baseado exclusivamente em trabalhos de conclusão de curso, a presente pesquisa é metodologicamente bibliográfica qualitativa. Para análise dos trabalhos preparou-se quadros, destacando-se: o ano da publicação; a instituição; o título e o objetivo de cada artigo e monografia apresentados como Trabalhos de Conclusão de Curso. Nos resultados foi possível identificar trinta e quatro (34) trabalhos de conclusão de curso (TCC’s) voltados a temática da Educação Física Escolar Inclusiva, em duas Instituições de Ensino Superior, sendo que uma instituição é privada e outra pública. A grande maioria dos trabalhos são apresentados em forma de artigo científico e os trabalhos de conclusão de curso são predominantemente de cunho qualitativo, observacional e de caráter exploratório; os docentes são o público alvo de quase todas as pesquisas. Diante do objetivo da pesquisa, concluiu-se que a pesquisa científica da região do norte do Tocantins, sobre a educação física escolar inclusiva, identifica a formação e a qualificação do professor como a principal forma de solucionar os problemas da inclusão nas aulas de Educação Física, assim como o investimento necessário na estrutura física da escola e nos materiais pedagógicos adaptados.
Abstract: Inclusion goes far beyond the simplicity of integrating people with disabilities into regular education; suggests not leaving anyone out of the process from the start. And at no point is it a reintegration, but rather, leave it included from the first moment. And this concept is a responsibility to be practiced throughout society, not just in the school space. This study aimed to identify and define the profile of scientific production of Inclusive School Physical Education, in the northern region of the state of Tocantins, through the analysis, mapping and identification of course completion papers aimed at Inclusive School Physical Education, in courses Physical Education undergraduate courses installed at Universities in the North of Tocantins. Based exclusively on course completion work, this research is methodologically qualitative bibliographic. For analysis of the works, tables were prepared, highlighting: the year of publication; the institution; the title and objective of each article and monograph presented as Course Completion works. In the results, it was possible to identify thirty-four (34) course completion works (TCC's) focused on the theme of Inclusive School Physical Education, in two Higher Education Institutions, one institution being private and the other public, the vast majority of works they are presented in the form of a scientific article, the course conclusion works are predominantly qualitative, observational, and exploratory in nature, the professors are the target audience of almost all researches. Given the objective of the research, it was concluded that scientific research in the northern region of Tocantins, on inclusive school physical education, identifies teacher training and qualification as the main way to solve the problems of inclusion in Education classes Physics, as well as the necessary investment in the physical structure of the school and in adapted teaching materials.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5901
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SOARES.D.A.P Final.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.