Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5875
Authors: Santos, Joelma Pereira Cruz dos
metadata.dc.contributor.advisor: Batista-Santos, Dalve Oliveira
Title: A construção de sentidos na atividade de leitura: o pensar alto em grupo como possibilitador da formação do leitor responsivo
Keywords: Leitura; Dialogismo; Pensar Alto em Grupo; Leitor crítico; Reading; Dialogism; ThinkingAloud in a Group; Criticalreader
Issue Date: 28-Aug-2023
Citation: SANTOS, Joelma Pereira Cruz dos. A construção de sentidos na atividade de leitura: o pensar alto em grupo como possibilitador da formação do leitor responsivo.2023.110f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como temática o estudo acerca da prática de leitura dialógica no Ensino Médio. Nesse sentido, a pesquisa insere-se na linha de pesquisa Linguística Aplicada, do programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins. Considerando a importância da leitura dialógica no processo de formação do leitor crítico, que esta pesquisa tem por objetivo investigar como a prática de leitura dialógica do Pensar Alto em Grupo (PAG) contribui para formação do leitor responsivo e crítico, bem como o professor como agente de letramento. Especificamente, buscamos: a) analisar como se dá a constituição da identidade leitora de alunos do Ensino Médio na atividade de leitura; b) investigar como a professora-pesquisadora se constitui agente de letramento durante a prática de leitura dialógica; e c) investigar como os sentidos na atividade de leitura foram construídos por um grupo de leitores do Ensino Médio, na prática de letramento do PAG. O quadro metodológico qualitativo-interpretativo (MOITA LOPES, 2006) caracteriza a natureza metodológica da pesquisa. Dessa forma, é preciso compreender o contexto social, histórico e político desses indivíduos. Contudo, são necessários mais pesquisas e métodos que levam em consideração o ponto de vista dos sujeitos, sejam individuais ou coletivos, como essenciais à linguagem. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de orientação interpretativista, na qual a coleta de dados foi realizada por intermédio do Pensar Alto em Grupo (PAG) e entrevistas, tendo como participantes alunos da 1ª série, do Ensino Médio, de uma escola estadual do Tocantins, onde professora-pesquisadora faz parte do corpo docente. Os alunos têm idade média entre 15 a 16 anos. A pesquisa está fundamentada à luz de teóricos que têm a leitura como temática, sendo alguns deles: Kleiman (2008; 2013), Antunes (2009), Zanotto (2014a; 2014b), Zanotto e Sugayama (2016), Batista-Santos (2018), dentre outros e na concepção dialógica da linguagem (VOLOCHINOV, 2018; BAKHTIN, 2003). Desse modo, os resultados demonstraram que o Pensar Alto em Grupo deu espaço para uma leitura que vai além do texto, além disso a pesquisa demonstrou que os estudantes ainda têm uma leitura voltada para o monologismo. Mas, constatamos que as vivências do PAG deram espaço para que os discentes vivenciassem situações dialógicas na construção de sentidos. Além do mais, verificamos que a professora pesquisadora foi essencial para a mediação das vivências. Portanto, na prática do PAG, o aluno foi protagonista da construção de sentidos e a professora-pesquisadora assumiu o papel de negociadora de sentidos (mediadora)
Abstract: The present study focuses on the theme of dialogicreading practice in high school education. In this context, here search is part of the Applied Linguistics research line with in the Post graduate Program in Literature at the Federal University of Tocantins. Considering the importance of dialogic reading in the process of developing critical readers, his research aims to investigate how the practice of dialogic reading through the Think Aloud Group (TAG) contributes to the formation of responsive and critical readers, as well as the role of the teacher as a literacyagent. Specifically, the study seeks to: a) analyze how the formation of the reading identity of high school students takes place during there a ding activity; b) investigate how the teacher-researcher assumes the role of a literacy agent during the practice of dialogic reading; and c) examine how mean in gisconstructed by a group of high school readers through the literacy practice of TAG. The qualitative-interpretive methodological framework (MOITA LOPES, 2006) characterizes the nature of there search methodology. Thus, it is necessary to understand the social, historical, and political context of the se individuals. How ever, fur ther research and methods that take into account the perspective of the subjects, whether individual or collective, are essential to language studies. The researchemployed a qualitative approach with na interpretative orientation, where data collection was carried out through Think Aloud Group (TAG) sessions and interviews. The participants were first-year high school students from a state school in Tocantins, where the teacher-research eris part of the teaching staff. The students' age ranges from 15 to 16 years old on average. The research is grounded in the works of the orists who focus on reading, including Kleiman (2008; 2013), Antunes (2009), Zanotto (2014a; 2014b), Zanotto and Sugayama (2016), Batista-Santos (2018), amongothers, as well as the dialogic conception of language (VOLOCHINOV, 2018; BAKHTIN, 2003). The results demonstrate that the Think Aloud Group provided space for a reading experience that goes beyond the text. Additionally, there search revealed that students still engage in monologic reading practices. How ever, it was found that the experiences in the TAG sessions allowed the students to engage in dialogic situations for meaning construction. Fur ther more, the teacher-researcher played na essential role in mediating these experiences. There fore, in the practice of TAG, the student too kon the role of meaning construction, while the teacher-researcher acted as a negotiator of meanings (mediator)
URI: http://hdl.handle.net/11612/5875
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joelma Pereira Cruz dos Santos - Dissertação.pdf2.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.