Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5792
Authors: Silva, Kézia Divina de Oliveira Castilho
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Olívia Aparecida da
Title: As vozes do “eu” das personagens femininas se Elvira Vigna
Keywords: Literatura Feminina Contemporânea; Representatividade da Mulher; Subjetividades; Contemporary Women's Literature; Representation of Women; subjectivities
Issue Date: 19-Dec-2022
Citation: SILVA, Kézia Divina de Oliveira Castilho. As vozes do “eu” das personagens femininas se Elvira Vigna.2022.95f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativa para analisar as representações femininas na perspectiva de gênero, compreendendo a questão da figura feminina na reprodução ou reconstrução de seu papel na sociedade. Traçou-se como objetivo geral: discutir a representação das personagens femininas de Elvira Vigna na obra: Como se estivéssemos em palimpsesto de putas na perspectiva de gênero. Destaca-se que a autora traça seus textos desconstruindo e reconstruindo identidades femininas múltiplas, sujeitos da trama, e um dos recursos mais utilizados por ela, para inverter os papéis sociais e empoderar a mulher, é a criação de narradoras-protagonistas que dão vozes aos anseios, medos e às suas aspirações e, ainda mais, procuram se entender mesmo com enfrentamentos e imposições sociais. Descreve-se como a autora, representante da literatura contemporânea, busca por desconstrução de padrões androcêntricos, em que o homem se coloca como centro das relações, o centro de tudo, retratando a imagem feminina com novas perspectivas, para isso constrói uma narrativa fragmentada, narrativa em primeira pessoa, para contar a sua percepção de leitora, “o par de orelha de João, que escuta os casos relatados por ele, e a de narradora que conta as histórias de João com todas as lacunas deixadas por ele, e não são poucas, preenche esses vazios utilizando de suas experiências e narra a história com toda sua subjetividade aos seus leitores. Considera-se a obra do estudo instrumento de resistência, em que a voz da autora questiona os contextos sociais e familiares, a arrogância, o poder, a submissão, em relação aos papéis tradicionais femininos, bem como a invisibilidade nos relacionamentos com o outro
Abstract: This thesis is the result of a bibliographic research, with a qualitative approach to analyze female representations from a gender perspective, understanding the issue of the female figure in the reproduction or reconstruction of her role in society. The general objective was: to discuss the representation of the female characters of Elvira Vigna in the works: like we´re on bitch palimpsest of whores and Nothing to say, in the perspective of gender. The author outlines her texts by deconstructing and reconstructing multiple female identities, subjects of the plot, and one of the resources most used by her, to invert social roles and empower woman, is the creation of narrators-protagonists who give voice to the yearnings, fears and their aspirations and, even more, they seek to understand themselves despite confrontations and social impositions. It was described as the author, representative of contemporary literature, seeks to deconstruct androcentric patterns of gender roles, portraying the female image with new perspectives. for this purpose, she builds a fragmented narrative, a first-person narrative, to tell her perception as a reader, “the pair of ears of João, who listens to the cases reported by him, and that of the narrator who tells João’s stories with all the the gaps left by him, and there are many, he fills these gaps using his experiences and narrates the story with all his subjectivity to his readers.The works of the study are considered instruments of resistance, in which the author's voice questions social and family contexts, arrogance, power, submission, in relation to traditional female roles, as well as invisibility in relationships with others
URI: http://hdl.handle.net/11612/5792
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