Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5764
Authors: Silveira, Poliana Coutinho Campos da
metadata.dc.contributor.advisor: Batista-Santos, Dalve Oliveira
Title: Pontos e pespontos: tecendo a escrita-autoral na resenha acadêmica
Keywords: Autoria; Escrita; Letramento acadêmico; Resenha acadêmica; Authorship; writing; academic literacy; academic review
Issue Date: 8-May-2023
Citation: SILVEIRA, Poliana Coutinho Campos da. Pontos e pespontos: tecendo a escrita-autoral na resenha acadêmica.2023.118f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa refere-se aos estudos da linguagem no campo da Linguística Aplicada. Para isso, utilizou-se de uma abordagem dialógica sociointeracionista. O objetivo geral foi investigar como os alunos ingressantes no Ensino Superior se constituem autores das suas produções escritas. Em específico, foram analisadas as marcas de autoria na produção do gênero resenha. Para nortear nossas discussões, foram apresentadas a seguintes questões de pesquisa: De que forma o gênero discursivo resenha acadêmica favorece as práticas sociais na universidade? Quais marcas linguísticas são mobilizadas na produção da resenha, a fim de representar a autoria dos resenhistas? Nesse sentido, este estudo justifica-se a partir da dificuldade que alguns universitários possuem na produção de gêneros acadêmicos ao ingressarem na academia. Assim, faz-se necessário considerar as práticas sociais que são refletidas no ambiente acadêmico, bem como os sujeitos sociais como indivíduos em processo de constituição. Trata- se de uma pesquisa classificada como qualitativa-interpretativista quanto à abordagem; aplicada, quanto à natureza; explicativa, quanto aos objetivos; pesquisa de campo, aos procedimentos. Os dados analisados (três resenhas acadêmicas) foram extraídos do curso de extensão intitulado "Produção textual na universidade: a reescrita como instrumento potencializador no desenvolvimento da competência escritora" aplicado na Universidade Federal do Tocantins/Campus Porto Nacional. Para tanto, este estudo respaldou-se numa concepção dialógica de linguagem (VOLÓCHINOV, 2018; BAKHTIN, 2011), nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento (LEA e STREET, 1998; KLEIMAN, 1995, 2013; SOARES, 2009; STREET, 2014 e outros), bem como na perspectiva da Linguística Textual (KOCH, 1994, 2000). Assim, após a análise dos dados, verificamos que as resenhas remetem às características identitárias dos estudantes, indicando questões de escolarização anteriores, como a concepção de escrita que trazem. No entanto, o curso de extensão contribuiu para a inserção desses estudantes nas práticas sociais do gênero. Esse fato foi preponderante, pois, possivelmente, o primeiro contato dos participantes com o gênero foi na universidade. Além disso, observamos que a autoria foi demarcada por elementos linguísticos como a paráfrase, a repetição, os modalizadores discursivos, as citações e os operadores argumentativos, utilizando-se, portanto, da responsividade, tendo em vista que os resenhistas se posicionaram diante da obra.
Abstract: This research refers to the studies of language in the field of Applied Linguistics. For this, a socio-interactionist dialogical approach was used. The general objective was to investigate how students entering higher education become authors of their written productions. Specifically, the authorship marks in the production of the review genre were analyzed. To guide our discussions, the following research questions were presented: How does the discursive genre academic review favor social practices in the university? What linguistic marks are mobilized in the production of the review in order to represent the authorship of the reviewers? In this sense, this study is justified from the difficulty that some university students have in the production of academic genres when they enter the academy. Thus, it is necessary to consider the social practices that are reflected in the academic environment, as well as the social subjects as individuals in the process of constitution. This is a research classified as qualitative- interpretative in terms of approach; applied, as to nature; explanatory, as to the objectives; field research, to procedures. The data analyzed (three academic reviews) were extracted from the extension course entitled "Textual production at the university: rewriting as a potentiating instrument in the development of writing competence" applied at the Federal University of Tocantins/Porto Nacional Campus. Therefore, this study was based on a dialogical conception of language (VOLÓCHINOV, 2018; BAKHTIN, 2011), in the theoretical assumptions of the New Studies of Literacy (LEA e STREET, 1998; KLEIMAN, 1995, 2013; SOARES, 2009; STREET, 2014 e outros), as well as from the perspective of Textual Linguistics (KOCH, 1994, 2000). Thus, after data analysis, we verified that the reviews refer to the identity characteristics of the students, indicating previous schooling issues, such as the conception of writing they bring. However, the extension course contributed to the insertion of these students in the social practices of gender. This fact was preponderant, because, possibly, the first contact of the participants with the gender was in the university. In addition, we observed that authorship was demarcated by linguistic elements such as paraphrase, repetition, discursive modalizers, quotations and argumentative operators, using, therefore, responsiveness, considering that the reviewers positioned themselves before the work.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5764
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Poliana Coutinho Campos da Silveira - Dissertação.pdf3.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.