Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5577
Authors: Santos, Márcia Maria Soares de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Walace
Title: Leiturização social:
Keywords: Leitura;Ambientes prisionais;Leiturização;Educação;Reading;Prison environments;Social reading;Social reading. Education.
Issue Date: 11-Aug-2023
Citation: SANTOS, Márcia Maria Soares de Souza. Leiturização social: a experiência da casa de prisão provisória de Araguaína (CPPA/Tocantins). 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação em Letras e Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa procuramos estabelecer um diálogo entre algumas experiências leitura no ambiente prisional e as repercussões desta atividade e, assim, entender como a leiturização pode afetar os privados de liberdade em seu aspecto social de preparação para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA. Nossa pesquisa para esta dissertação partiu de nossas experiências no projeto intitulado “Do sujeito na prisão: desamparo e vulnerabilidade”, ocorrido na Casa de Prisão Preventiva da cidade de Araguaína – CPPA e do qual participamos em 2016 e 2017. Nossa pergunta de pesquisa foi: Como as experiências do projeto “Do sujeito na prisão: desamparo e vulnerabilidade” podem revelar aspectos sociais da leitura e de dos sujeitos privados de liberdade, e servir como mecanismo propulsor para pensar novos projetos de leitura em ambientes prisionais? Temos como suporte metodológico para esta dissertação uma prática de natureza bibliográfica e quali-quantitativa a partir de nossas experiências em relação ao referido projeto. Nossa pesquisa tem um caráter de relato a partir de uma pesquisa-ação, pois participamos efetivamente do projeto ao qual nos referimos. Tentamos estabelecer uma possibilidade de compreender a atividade de leiturização social como atividade efetiva de incentivo, de esperança e de libertação.
Abstract: In this research we seek to establish a dialogue between some reading experiences in the prison environment and the repercussions of this activity and, thus, understand how reading can affect those deprived of their liberty in their social aspect of preparation for the National Exam for the Certification of Youth and Adult Skills - ENCCEJA. Our research for this dissertation started from our experiences in the project entitled “Of the subject in prison: helplessness and vulnerability”, which took place at the Casa de Prisão Preventiva in the city of Araguaína – CPPA and in which we participated in 2016 and 2017. Our research question was: How can the experiences of the project “Of the subject in prison: helplessness and vulnerability” reveal social aspects of reading and of subjects deprived of liberty, and serve as a driving mechanism for thinking about new reading projects in prison environments? We have as methodological support for this dissertation a bibliographic and qualitative-quantitative practice based on our experiences in relation to thatproject. Our research has an report character from a an action-research, as we effectively participate in the project to which we refer. We try to establish a possibility of understanding the activity of social reading as an effective activity of encouragement, hope and freedom.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5577
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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