Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPaulino, Marcelo Gustavo-
dc.contributor.authorNegreiros, Bheatriz Cortez-
dc.date.accessioned2023-08-11T22:03:54Z-
dc.date.available2023-08-11T22:03:54Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.identifier.citationNEGREIROS, Bheatriz Cortez. Os desafios da gestão escolar e o trabalho docente durante a pandemia de Covid - 19 em uma escola de tempo integral. 2022. 66 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5568-
dc.description.abstractDuring the period when the world was going through a pandemic, caused by COVID, Full- Time Education (ETI) was implemented at Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Nazaré Nunes da Silva (CEGTINNS), in the city of Aguiarnópolis - TO. Therefore, the objective of this study was to investigate the ETI in a public school of basic education in Tocantins, aiming to explain actions for improvement and methodological development in the implementation of the integral model in a pandemic scenario during COVID-19. For that, documental research was carried out, with qualitative analysis, based on the information, the Laws, Ordinances, Decrees, Opinions and Resolutions, published in Brazil. Data collection was carred out through semi-structured interview, and an analysis of the responses with the full transcription of the report according to Bardin's Content Analysis method. The study indicates that the integral modality was initially consolidated only in the 1st grade of High 22 School and will be gradually extended to the other grades of the School Unit (UE) until the integrality of the Youth School in Action model, established in the integral schools, is achieved of the State. However, it was observed the confrontation by all in a cautious, persevering and overcoming way to proceed with the educational project designed in the UE, which, although the experience was faced without the necessary support, the practice led to the perfection of the efforts of the servers who were going forward, and even in the imparity of going through these two challenges, the ETI and a previously unknown virus, the technological tools, although challenging, led to a considerable foundation and certainly served and will serve as a social example to all those involved in education, emphasizing integral education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectVíruspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEscola Jovem em Açãopt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectYouth School in Action.pt_BR
dc.titleOs desafios da gestão escolar e o trabalho docente durante a pandemia de Covid - 19 em uma escola de tempo integral.pt_BR
dc.contributor.advisor-coSouza, Domenica Palomaris Mariano de-
dc.description.resumoDurante o período em que o mundo passava por uma pandemia, causada pela COVID-19, foi implementada a Educação em Tempo Integral (ETI), no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Nazaré Nunes da Silva (CEGTINNS), na cidade de Aguiarnópolis - TO. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi investigar a ETI em um colégio público da educação básica do Tocantins, visando explicitar ações de aprimoramento e desenvolvimento metodológico na implantação do modelo integral em cenário pandêmico durante a COVID-19. Para isto, foi realizada uma pesquisa documental, de análise qualitativa, tendo como base de informação, as Leis, Portarias, Decretos, Pareceres e Resoluções, publicadas no Brasil. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada, e uma análise das respostas com a transcrição total do relato de acordo com o método de Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo indica que a modalidade integral foi consolidada inicialmente apenas na 1° série do Ensino Médio e será estendida gradualmente para as demais séries da Unidade Escolar (UE) até que seja alcançada a integralidade do modelo Escola Jovem em Ação, instituído nos colégios integrais do estado. Contudo, foi observado o enfrentamento por todos de forma cautelosa, perseverante e superadora para seguir com o projeto educacional desenhado na UE, o qual, embora a experiência tenha sido enfrentada sem o apoio necessário, a prática conduziu a perfeição do esforço dos servidores que estavam a frente, e mesmo na imparidade de perpassar por esses dois desafios, a ETI e um vírus antes desconhecido, as ferramentas tecnológicas, embora desafiadora, conduziu-se como um alicerce considerável e certamente serviu e servirá de exemplo social a todos os envolvidos na educação, em ênfase a educação integral.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BHEATRIZ CORTEZ NEGREIROS - DISSERTAÇÃO.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.