Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5545
Authors: Santos, Neuzirene Alves dos
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Martha Victor
Title: HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial:
Keywords: Ensino de História;Histórias em Quadrinhos;Segunda Guerra Mundial;Mulher Maravilha;Teaching History;Comics;Second World War;Wonder Woman.
Issue Date: 7-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: SANTOS, Neuzirene Alves dos. HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial: saberes históricos no espaço escola. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em História, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho analisa-se o uso das histórias em quadrinhos da heroína Mulher Maravilha nas aulas de História. Como embasamento teórico as reflexões estão pautadas nos estudos de Paulo Freire sobre a concepção e perspectiva de aprendizagem crítica e seus efeitos sobre os estudantes, para isso, realizou-se uma proposta didática, visando trabalhar a referida personagem como recurso metodológico ao discutir o conteúdo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A intenção é pensar estratégias didáticas, usando a tecnologia e os quadrinhos como instrumentos de aprendizagem para que possam contribuir na complementação das informações dos livros didáticos de História Geral, especificamente no Ensino Médio, ampliando as possibilidades de identificação e uso de outras fontes históricas. Entende-se que esse método possibilita compreender os atores envolvidos nesse contexto histórico e também perceber o papel das mulheres, que é pouco destacado na historiografia tradicional.
Abstract: In this work, we analyze the use of the comics of the heroine Wonder Woman in History classes. As a theoretical basis, the reflections are based on Paulo Freire's studies on the conception and perspective of critical learning and its achievements on students. Second World War (1939-1945). The intention is to think of didactic strategies, using technology and comics as learning instruments so that they can contribute to the complementation of information from General History textbooks, specifically in High School, expanding the possibilities of identification and use of other historical sources. It is understood that this method makes it possible to understand the actors involved in this historical context and also to perceive the role of women, which is little highlighted in traditional historiography.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5545
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEUZIRENE ALVES DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.