Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5545
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Martha Victor-
dc.contributor.authorSantos, Neuzirene Alves dos-
dc.date.accessioned2023-08-08T00:37:07Z-
dc.date.available2023-08-08T00:37:07Z-
dc.date.issued2023-08-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Neuzirene Alves dos. HQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial: saberes históricos no espaço escola. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em História, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5545-
dc.description.abstractIn this work, we analyze the use of the comics of the heroine Wonder Woman in History classes. As a theoretical basis, the reflections are based on Paulo Freire's studies on the conception and perspective of critical learning and its achievements on students. Second World War (1939-1945). The intention is to think of didactic strategies, using technology and comics as learning instruments so that they can contribute to the complementation of information from General History textbooks, specifically in High School, expanding the possibilities of identification and use of other historical sources. It is understood that this method makes it possible to understand the actors involved in this historical context and also to perceive the role of women, which is little highlighted in traditional historiography.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.subjectSegunda Guerra Mundialpt_BR
dc.subjectMulher Maravilhapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectSecond World Warpt_BR
dc.subjectWonder Woman.pt_BR
dc.titleHQS da Mulher Maravilha e a Segunda Guerra Mundial:pt_BR
dc.title.alternativesaberes históricos no espaço escolar.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho analisa-se o uso das histórias em quadrinhos da heroína Mulher Maravilha nas aulas de História. Como embasamento teórico as reflexões estão pautadas nos estudos de Paulo Freire sobre a concepção e perspectiva de aprendizagem crítica e seus efeitos sobre os estudantes, para isso, realizou-se uma proposta didática, visando trabalhar a referida personagem como recurso metodológico ao discutir o conteúdo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A intenção é pensar estratégias didáticas, usando a tecnologia e os quadrinhos como instrumentos de aprendizagem para que possam contribuir na complementação das informações dos livros didáticos de História Geral, especificamente no Ensino Médio, ampliando as possibilidades de identificação e uso de outras fontes históricas. Entende-se que esse método possibilita compreender os atores envolvidos nesse contexto histórico e também perceber o papel das mulheres, que é pouco destacado na historiografia tradicional.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEUZIRENE ALVES DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.