Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5543
Authors: Conceição, Fabio Junho da
metadata.dc.contributor.advisor: Batista, Dimas José
Title: O ensino de História e diversidade étnico-racial na sala de aula na Escola Municipal Mário Pedro de Oliveira em Carmolândia/TO em 2021.
Keywords: Ensino de história;Diversidade étnico-racial;Profhistoria;Sequência Didática;History teaching;Ethnic-racial diversity;Didactic Sequence
Issue Date: 7-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: CONCEIÇÃO, Fabio Junho da. O ensino de História e diversidade étnico-racial na sala de aula na Escola Municipal Mário Pedro de Oliveira em Carmolândia/TO em 2021. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em História, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata-se de uma dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História pela Universidade Federal do Norte do Tocantins, na linha pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar. O processo de investigação foi desenvolvido na Escola Municipal Mário Pedro de Oliveira no município de Carmolândia no estado do Tocantins. É um processo de investigação quantitativo e qualitativo. Tivemos como sujeitos da pesquisa, uma equipe de educadores e uma turma de educandos do 9o ano do Ensino Fundamental. Para coleta de dados foram aplicados questionários: 01 (um) questionário fechado para os educandos com 03 (três) blocos e 01 (uma) entrevista semiestruturada para educadores com 02 (blocos), por fim, a análise categorial foi usada como instrumento de interpretação dos dados coletados na pesquisa. A diversidade étnico-racial é uma temática contemporânea e de suma relevância para o ambiente escolar, por ser um tema transversal deve sempre ser pensada numa perspectiva interdisciplinar, muito embora a legislação educacional preconize a obrigação de trabalhar no ensino de história. Assim, é uma temática que necessita de ações investigativas e de análises em se tratando de sua existência nos espaços formais de ensino. O objetivo desse processo de pesquisa, foi investigar o ensino de história, com o intuito de verificar se a diversidade étnico-racial é trabalhada na sala de aula e como tem contribuído com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal Mário Pedro de Oliveira – TO. As questões étnico-raciais são advindas da luta e da resistência dos diversos movimentos negros, que batalham em busca de respeito, valorização e igualdade social, bem como de um processo de educação inclusivo. A fundamentação teórica ocorreu a partir de autores como: Bittencourt (2008), Canto (2015), Fonseca (2004), Karnal (2007), Oliveira (2010), Rribeiro (2004), Schimidt (2009), Hartog (2006), Martins (1996), Candau (2008), Fanon (2008), Barros (2009), Cavalleiro (2001), Domingues (2007), Fernandes (2005), Freire (2011), Gadott (2020), Gomes (2008), Lacerda (2013), Lopes (2005) Bardin (2016), Boni (2013), Gil (1999), Zabala (1998), Buarque (2013), Trindade (2003). Fruto desse processo investigativo, foi desenvolvido nessa unidade de ensino uma sequência didática interdisciplinar que foi intitulada de “ser diferente é normal”, que trabalhou as questões voltadas a diversidade étnico-raciais. Destacamos como principal resultado desse processo de pesquisa que embora a diversidade étnico-racial seja uma temática presente na EMMPO, ainda assim, se faz necessário um redimensionamento do trabalho com essa temática nesse ambiente educacional.
Abstract: This work is a dissertation presented to the Professional Master's Program in History Teaching by the Federal University of Norte do Tocantins, in the research line Historical Knowledge in the School Space. The research process was developed at the Municipal School Mário Pedro de Oliveira in the municipality of Carmolândia in the state of Tocantins. It is a quantitative and qualitative research process. We had as research subjects, a team of educators and a group of students from the 9th grade of Elementary School. Questionnaires were applied for data collection: 01 (one) closed questionnaire for students with 03 (three) blocks and 01 (one) semi-structured interview for educators with 02 (blocks), finally, categorical analysis was used as an interpretation tool of the data collected in the survey. Ethnic-racial diversity is a contemporary theme and extremely relevant for the school environment, as it is a cross-cutting theme, it should always be thought of in an interdisciplinary perspective, even though educational legislation advocates the obligation to work in the teaching of history. Thus, it is a theme that needs investigative actions and analyzes in terms of its existence in formal teaching spaces. The objective of this research process was to investigate the teaching of history, with the aim of verifying whether ethnic-racial diversity is worked on in the classroom and how it has contributed to the development of the teaching and learning process at the Municipal School Mário Pedro de Oliveira – TO. Ethnic-racial issues arise from the struggle and resistance of the various black movements, which struggle in search of respect, appreciation and social equality, as well as an inclusive education process. The theoretical foundation came from authors such as: Bittencourt (2008), Canto (2015), Fonseca (2004), Karnal (2007), Oliveira (2010), Rribeiro (2004), Schimidt (2009), Hartog (2006), Martins (1996), Candau (2008), Fanon (2008), Barros (2009), Cavalleiro (2001), Domingues (2007), Fernandes (2005), Freire (2011), Gadott (2020), Gomes (2008), Lacerda (2013), Lopes (2005) Bardin (2016), Boni (2013), Gil (1999), Zabala (1998), Buarque (2013), Trindade (2003). As a result of this investigative process, an interdisciplinary didactic sequence was developed in this teaching unit entitled “being different is normal”, which worked on issues related to ethnic-racial diversity. We highlight as the main result of this research process that although ethnic-racial diversity is a theme present in EMMPO, even so, it is necessary to re-dimension the work with this theme in this educational environment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5543
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

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