Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/5513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dezidério, Shirlei Nabarrete | - |
dc.contributor.author | Valadares, Adriana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T16:01:55Z | - |
dc.date.available | 2023-08-03T16:01:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
dc.identifier.citation | VALADARES, Adriana da Silva. O tempo de assimilação para a aprendizagem de física moderna no ensino médio: uma investigação interativa com o tema relatividade especia. 2022. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/5513 | - |
dc.description.abstract | In the current context of Public Education, this study presents a proposal for a methodological change for classes on the theory of special relativity, and the results from an Educational Product aimed at high school teachers and students. The main objective is to understand how the time available for Teaching Physics can accommodate the time of individual assimilation of students, on such a complex topic (from Modern Physics) within the perspective of the Theory of Meaningful Learning and the vision of the Assessment of School Learning. For the execution of the proposal, we use flipped classroom, so the students have access to the didactic-pedagogical material before the synchronous class, which allows them to “rewind” or pause the teacher, who makes the content available in video classes, and reserve their presence for the moments of problem solving and activities. Using educational technologies, the methodology mixes face-to-face and remote teaching, in a sequence of classes that can be applied face-to-face, remotely, or in a hybrid way. The Educational Product, created to meet the research objectives, presents a didactic sequence for teaching special relativity. The results show that the cognitive demand for the Teaching of Modern Physics is highly dependent on previous knowledge, which includes those that come from the initial training of teachers. The training gaps, mainly in mathematics, overcome the availability of time dedicated to Physics Teaching, with an insufficient number of classes to enhance the construction or integrate knowledge between related disciplines. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Relatividade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Physics Teaching | pt_BR |
dc.subject | Theory of Relativity | pt_BR |
dc.subject | Meaningful Learning | pt_BR |
dc.subject | Meaningful Learning | pt_BR |
dc.subject | Learning Assessment | pt_BR |
dc.subject | Teacher Education. | pt_BR |
dc.title | O tempo de assimilação para a aprendizagem de física moderna no ensino médio: | pt_BR |
dc.title.alternative | uma investigação interativa com o tema relatividade especial. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Lobo, Matheus Pereira | - |
dc.description.resumo | No contexto atual da Educação Pública, este estudo apresenta uma proposta de alteração metodológica para aulas sobre a teoria da relatividade especial, e os resultados obtidos a partir de um Produto Educacional dirigido a professores e estudantes do Ensino Médio. O objetivo principal é compreender como o tempo disponível ao Ensino de Física pode abrigar o tempo de assimilação individual dos estudantes, sobre um tema tão complexo – recortado da Física Moderna – dentro da perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa e da visão da Avaliação da Aprendizagem escolar. Para a execução da proposta, a sala de aula é invertida e os estudantes passam a ter acesso ao material didático-pedagógico antes da aula síncrona, o que lhes permite “rebobinar” ou pausar o professor, que disponibiliza o conteúdo em videoaulas, e reserva sua presença para os momentos de resolução dos problemas e atividades. Utilizando tecnologias educacionais, a metodologia mescla os ensinos presencial e remoto, em uma sequência de aulas que pode ser aplicada presencialmente, de forma remota, ou híbrida. O Produto Educacional, criado para atender os objetivos da pesquisa, apresenta uma sequência didática para o ensino de relatividade especial. Os resultados mostram que a demanda cognitiva para o Ensino de Física Moderna é altamente dependente de conhecimentos anteriores, o que inclui aqueles que advém da formação inicial dos professores. As lacunas de formação, principalmente em matemática, superam as disponibilidades de tempo dedicado ao Ensino de Física, com um número de aulas insuficiente para potencializar a construção ou integrar conhecimentos entre disciplinas afins. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA DA SILVA VALADARES - DISSERTAÇÃO.pdf | 7.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.