Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5502
Authors: Melian, Valdivina Telia Rosa de
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Márcio Araújo de
Title: O ensino de letramento político nas asas da literatura:
Keywords: Literatura;Política;Colonialidade do Poder;Descolonialidade;Formação de leitores literários;Letramento político;Letramento Literário;Literature;Politics;Education;Coloniality of Power;Decoloniality;Formation of literary readers;Political literacy;Literary Literacy
Issue Date: 2-Aug-2023
Citation: MELIAN, Valdivina Telia Rosa de. O ensino de letramento político nas asas da literatura: leituras literárias como agência para uma prática crítica. 2022. 272 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A Educação brasileira desde a sua implantação no período colonial tem sustentado um ensino- aprendizagem articulado com as orientações dos organismos multilaterais, fazendo assim, a manutenção da Colonialidade do Poder, do ser e do saber fortalecendo o capitalismo neoliberal. Nesse sentido, este estudo tem como cerne ser uma alternativa contra essa Colonialidade por meio do ensino-aprendizagem de letramento político através das leituras literárias. Essa prática possibilitará a formação de consciência crítica, no sentido de descolonizar o pensamento em uma tentativa para desarticular a Colonialidade do Poder, do ser e do saber. A nossa pergunta norteadora é: pode a literatura ser agência para o ensino de letramento político? Nessa esteira, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar quais são as contribuições da literatura para o ensino-aprendizagem do letramento político. Os objetivos específicos são: averiguar se é possível um vínculo entre literatura e política; descrever como a literatura pode representar um elo entre o leitor e a implementação da democracia; demonstrar que algumas obras literárias com seu discurso político representam uma possibilidade para a prática do letramento político; analisar a importância da leitura literária para a compreensão e aprendizagem de outros saberes; demonstrar que tanto a literatura como a política estão presentes na vida de forma intrínseca; analisar a importância do pensamento crítico na desconstrução da hegemonia de poder dos organismos multilaterais. Para tanto, será demonstrado que é possível praticar um ensino-aprendizagem com o letramento político por meio das leituras literárias, para desarticular a Colonialidade do Poder e seus eixos opressores, os quais são: o racismo, o controle da economia, da política, da autoridade, das riquezas naturais, de gênero e sexualidade, da subjetividade e do conhecimento. O estudo sobre o ensino de letramento político por meio da literatura será na perspectiva da Descolonialidade do Poder e da Transmodernidade. Em relação à Descolonialidade do Poder se refere ao diálogo com as várias teorias tais como: Pós-Colonialismo, Colonialidade do Poder, Descolonialidade ou Decolonialidade e Teoria da Libertação segundo Paulo Freire. A Transmodernidade está relacionada com o pensamento para além da concepção de Modernidade/Pós-Modernidade. Como o estudo é Inter/Transdisciplinar e prisma por uma abordagem democrática que considera a visão dos contrários, foram abraçadas as várias teorias conforme mencionadas anteriormente, no sentido de construir uma lógica outra de pensar o ensino-aprendizagem. Esta pesquisa será bibliográfica com método dialético e abordagem qualitativa. Desse modo o instrumento para esta pesquisa serão os livros, artigos científicos, dissertações ou teses. Assim, temos como ponto central trazer à luz, mediante a pesquisa bibliográfica, um novo modo de pensar o ensino- aprendizagem com uma proposta pedagógica do ensino de letramento político por meio das leituras literárias discutidas em rodas de conversas juntamente com a comunidade escolar e líderes políticos ou comunitários para, assim, obter resultados tanto na formação do leitor literário como na apropriação e no empoderamento dos conhecimentos políticos.
Abstract: Since its implementation in the colonial period, Brazilian Education has supported teaching- learning articulated with guidelines from multilateral organisms, thus maintaining the Coloniality of Power, of being and of knowledge, strengthening neoliberal capitalism. In this sense, the core of this study is to be an alternative against this Coloniality through the teaching- learning of political literacy through literary readings. This practice will enable the formation of critical consciousness, in the sense of decolonizing thought in an attempt to disarticulate the Coloniality of Power, of being and of knowledge. Our guiding question is: can literature be an agency for teaching political literacy? In this vein, this research has as a general objective to investigate what are the contributions of literature to the teaching and learning of political literacy. The specific objectives are: to ascertain whether a link between literature and politics is possible; describe how literature can represent a link between the reader and the implementation of democracy; demonstrate that some literary works with their political discourse represent a possibility to the practice of political literacy; analyze the importance of literary reading for the understanding and learning of other knowledges; demonstrate that both literature and politics are intrinsically present in life; to analyze the importance of critical thinking in the deconstruction of the hegemony of power of multilateral organisms. Therefore, it will be demonstrated that it is possible to practice teaching-learning with political literacy through literary readings, to disarticulate the Coloniality of Power and its oppressive axes, which are: racism, the control of the economy, politics, authority, natural wealth, gender and sexuality, subjectivity and knowledge. The study on the teaching of political literacy through literature will be from the perspective of the Decoloniality of Power and Transmodernity. Regarding the Decoloniality of Power, it refers to the dialogue with various theories such as: Post-Colonialism, Coloniality of Power, Decoloniality and Liberation Theory according to Paulo Freire. Transmodernity is related to thinking beyond the concept of Modernity/Post- Modernity. As the study is Inter/Transdisciplinary and based on a democratic approach that considers the view of opposites, the various theories mentioned above were embraced, in the sense of building a different logic of thinking about teaching and learning. This research will be bibliographical with a dialectical method and a qualitative approach. That way, the instruments for this research will be books, scientific articles, dissertations or theses. Thus, we have as a central point to bring to light, through bibliographic research, a new way of thinking about teaching-learning with a pedagogical proposal of teaching political literacy through literary readings discussed in conversation circles together with the school community and political or communitarian leaders in order to obtain results both in the formation of the literary reader and in the appropriation and empowerment of political knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5502
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALDIVINA TELIA ROSA DE MELIAN - TESE.pdf2.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.