Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5473
Authors: Lima, Joanes Magalhães
metadata.dc.contributor.advisor: Batista-Santos, Dalve Oliveira
Title: Letramento acadêmico: o resumo como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita universitária
Keywords: Letramento acadêmico; Gêneros textuais/discursivos; Resumo acadêmico; Feedbacks; Academic literacy; Textual/discursive genres; Academic abstract
Issue Date: 17-May-2023
Citation: LIMA, Joanes Magalhães. Letramento acadêmico: o resumo como instrumento potencializador do desenvolvimento da escrita universitária.2023.130f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação insere-se na área de Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa denominada Linguística Aplicada, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar, em uma turma de estudantes de períodos iniciais (1º ao 4º), como a produção textual, por meio do gênero resumo acadêmico, pode contribuir com o desenvolvimento do letramento acadêmico dos pesquisados, do curso de licenciatura em Letras de uma universidade pública federal do estado do Tocantins. Especificamente, buscamos: compreender a concepção de escrita dos estudantes pesquisados e suas implicações no processo de produção textual; investigar as marcas linguístico-discursivas que constituem o agir (autoria) desses estudantes na produção do gênero resumo acadêmico; analisar como o processo de reescrita orientada (feedbacks) contribui para o desenvolvimento da competência escritora. A principal problemática que desencadeou o nosso interesse pelo estudo é proveniente de uma inconformidade com a reprodução do discurso, recorrente no meio acadêmico, de que os estudantes universitários, em especial os de períodos iniciais, “escrevem mal / são iletrados” ou que não estariam preparados para ingressar no ensino superior (BATISTA-SANTOS, 2017). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativo- interpretativista em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006) que parte de uma perspectiva social do letramento e está embasada nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento (LEA e STREET, 1998; KLEIMAN, 1995, 2013; SOARES, 2009; STREET, 2014 e outros) consolidados nos anos de 1990. Filiados aos pressupostos teóricos de Bakhtin (2011) e seu Círculo (VOLÓCHINOV, 2018), consideramos a linguagem enquanto interação, e os enunciados/discursos, pela ótica do dialogismo e atravessados pelos aspectos socioculturais e ideológicos. Desse modo, baseados nas três dimensões bakhtinianas: conteúdo temático, construção composicional e estilo, analisamos resumos acadêmicos produzidos pelos estudantes pesquisados, cursistas da disciplina “Leitura e produção de textos acadêmicos”, bem como aplicamos um questionário a esses estudantes com a finalidade de compreender suas práticas de escrita na educação básica, ou seja, buscamos a compreensão do letramento dos estudantes anterior ao ingresso na universidade, procurando demonstrar o reflexo disso quanto ao letramento acadêmico no ensino superior. Os resultados demonstram as dificuldades de tais estudantes quanto à produção textual acadêmica nesse novo ambiente de ensino; apontam que a escrita universitária pode ser aprimorada ou desenvolvida por meio do processo de escrita e reescrita do gênero resumo acadêmico e que o feedback dos professores é uma importante estratégia de ensino nesse sentido, uma vez que possibilita aos estudantes refletirem sobre suas realizações discursivas na escrita universitária.
Abstract: This research is in the field of Linguistic Studies, in the research line of Applied Linguistics, of the Postgraduate Program in Literature at the Federal University of Tocantins. The general objective of this study was to investigate, in a class of students from the initial periods of undergraduate (1st to 4th), how textual production, through the academic abstract genre, can contribute to their development of academic literacy, from the Portuguese and Literature undergraduate course in a public and federal university in the state of Tocantins. Specifically, we aimed: to understand the concept of the writing of the researched students and its implications in the process of textual production; to investigate the linguistic-discursive marks that constitute the action (authorship) of these students in the production of the academic abstract; to analyze how the process of guided rewriting (feedbacks) contributes to the development of writing competence. The main problem that triggered our interest in the study comes from a disagreement with the reproduction of the discourse, recurrent in academia, that college students, especially those from initial periods, "write poorly / are illiterate" or that they would not be prepared to access higher education (BATISTA-SANTOS, 2017). This is a research with a qualitative-interpretative approach in Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) that starts from a social perspective of literacy and it is based on the theoretical assumptions of the New Literacy Studies (LEA and STREET, 1998; KLEIMAN, 1995, 2013; SOARES, 2009; STREET, 2014 and others) consolidated in the 1990s. Aligned with the theoretical assumptions of Bakhtin (2011) and his Circle (VOLÓCHINOV, 2018), we consider language as interaction and the enunciates/discourses through the lens of dialogism and crossed by sociocultural and ideological aspects. Thus, based on the three Bakhtinian dimensions: thematic content, compositional construction, and style, we analyze academic abstracts produced by the researched students of the academic subject "Reading and production of academic texts" as well as we applied a questionnaire to these students to understand their writing practices in basic education, that is, we sought to understand the students' literacy before their entrance at the university, seeking to demonstrate the reflection of this to academic literacy in higher education. The results show the students' difficulties regarding academic textual production in this new teaching environment; point out that university writing can be improved or developed through the process of writing and rewriting the academic abstract genre, and that the professors' feedback is an important teaching strategy, since it enables students to reflect on their discursive achievements in academic writing.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5473
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joanes Magalhães Lima - Dissertação.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.