Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5472
Authors: Queiroz, Anita Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Neila Nunes de
Title: Vida longa ao rei e vida breve à hegemonização do inglês: o projeto pedagógico do curso de Letras na perspectiva do ensino de inglês como língua franca na UFT
Keywords: Inglês como língua franca; Língua inglesa; Projeto Pedagógico do Curso; Decolonial; English as a lingua franca; English language; Pedagogical Project of the Course
Issue Date: 16-Dec-2022
Citation: QUEIROZ, Anita Cristina da Silva. Vida longa ao rei e vida breve à hegemonização do inglês: o projeto pedagógico do curso de Letras na perspectiva do ensino de inglês como língua franca na UFT.2022.91f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A rápida expansão do inglês pelo mundo tem sido objeto de pesquisas, como apontam Bordini e Gimenez (2014), sobretudo, no tocante ao ensino- aprendizagem desse idioma. As proporções alcançadas por essa língua, jamais vista em outro momento histórico, têm atribuído a ela o status de língua franca, global e/ou internacional. Dentre as causas para a eleição do idioma estão: processos colonizadores pela Inglaterra, poderio econômico e militar dos Estados Unidos e; atualmente, pela globalização e encurtamentos territoriais trazidos pela internet. Diante desse cenário, os países anglófonos parecem ser detentores das normas normativas da língua inglesa, bem como, proprietários dela. O estatuto do inglês como língua franca (ILF) se contrapõe à visão hegemônica da língua e concede ao inglês propriedade de todos os seus usuários; além de que, aponta benefícios para o ensino-aprendizagem do idioma, tais como: sentimento de pertencimento dos professores formandos, legitimidade e segurança ao lecionar e superação de cópia do inglês do nativo. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo de investigação analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Letras (2021) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional, a fim de averiguar se há menção ao ensino de ILF, sua abordagem e como está configurado no documento atual. Para tanto, guio-me pelas perguntas: 1) O Projeto Pedagógico do Curso de Letras Inglesa e suas respectivas Literaturas, da UFT, contempla o ensino de língua inglesa como língua franca? 2) As disciplinas do Projeto Pedagógico do Curso privilegiam discussões sobre o status atual do inglês no mundo ou acrescem a homogeneidade da língua inglesa? Há menção ao ensino de língua inglesa como língua franca, o PPC está em conformidade com as referências bibliográficas da disciplina? Para alcançar os objetivos supracitados esta pesquisa se apoiou no paradigma qualitativo interpretativo com coleta de dados documental; o contexto da pesquisa é o Curso de Letras da UFT, campus de Porto Nacional. Mediante as análises é possível afirmar que há menção ao estatuto do ILF, porém as referências bibliográficas são majoritariamente produções estadunidenses ou inglesas que acrescem a hegemonização da língua inglesa mediada por esses países.
Abstract: The quick expansion of the English language around the world has been the subject of frequent research, as pointed out by Bordini and Gimenez (2014), especially regarding the teaching and learning of this language. The proportions reached by English, never seen in any other historical moment, characterizes it as lingua franca, global and/or international. The reason for this includes the colonization processes by England, the great United States’ economic and military power and the globalization and territorial shortening brought by the Internet. In this scenario, English-speaking countries seem to be the holders of the English rules, as if they were its true owners. The status of English as a lingua franca (ILF) opposes the hegemonic view of the language and grants language users the character of ownership; in addition to pointing out benefits for language teaching and learning, such as: a feeling of belonging for trainee teachers, legitimacy and safety when teaching and overcoming what is called copying the native's English. Therefore, this work aimed to analyse the Pedagogical Project of the Language and Literature Course (PPC) of the Federal University of Tocantins (UFT), to find out if there is any mention of English as ILF, its approach and configuration in the current document. To do so, I am guided by the following questions: 1) Does the Pedagogical Project of the Course in English Literature and its respective Literatures at UFT contemplate the teaching of English as a lingua franca? 2) Do the disciplines of the PPC privilege discussions about the status of English in the world or do they promote the homogeneity of the English language? If there is mention of teaching English as a lingua franca, is the PPC in line with the disciplines' bibliographic references? To achieve the objectives, this research was based on the qualitative interpretative paradigm with documental data collection; the context of the research is the Literature Course at UFT, Porto Nacional campus. Based on the analysis, it is possible to state that there is mention of the statute of the ILF, but the bibliographical references are mostly American and English, corroborating with the hegemony of the English language by these countries.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5472
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anita Cristina da Silva Queiroz - Dissertação.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.