Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5439
Authors: Lopes, Adriele Andrade Viana
metadata.dc.contributor.advisor: Batista-Santos, Dalve Oliveira
Title: O resumo acadêmico como possibilitador do desenvolvimento da proficiência escritora de ingressantes no ensino superior
Keywords: Escrita; Reescrita; Resumo; Feedback; Writing; rewrite; Summary
Issue Date: 30-Nov-2022
Citation: LOPES, Adriele Andrade Viana. O resumo acadêmico como possibilitador do desenvolvimento da proficiência escritora de ingressantes no ensino superior.2022.112f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho desenvolve uma pesquisa acerca da prática de produção textual de sujeitos ingressantes na educação superior, a partir da reescrita orientada do gênero resumo acadêmico. Tendo em vista as problemáticas emergentes às práticas de escrita na universidade, o objetivo desta pesquisa é investigar em que medida o processo de escrita e reescrita orientada pode auxiliar no desenvolvimento da proficiência escritora. Portanto, buscamos responder as seguintes questões: 1. Como os ingressantes na graduação se constituem escritores proficientes na escrita do resumo acadêmico? 2. Como os feedbacks contribuem para uma escrita-reescrita proficiente e significativa? Para alcançar o objetivo traçado e responder às perguntas propostas, temos como base teórica: i) a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2017); ii) a escrita como prática social (STREET, 2012; 2014); iii) a linguística textual, numa perspectiva interacionista e sociocognitiva da linguagem, que tem a produção textual como um processo complexo que abrange estágios e etapas de construção. A metodologia que dá materialidade a essa pesquisa é a de abordagem qualitativa de natureza interpretativista (MOITA LOPES, 2006; DENZIN; LINCOLN, 2006), tendo como corpus resumos produzidos por acadêmicos ingressantes no ano 2020 na Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Os resultados obtidos a partir das análises dos resumos, apontam que a escrita orientada aprimora o desenvolvimento da competência escritora, no sentido de possibilitar que o aluno reflita o uso da língua na prática da produção textual. Além disso, constatamos que os acadêmicos se tornam proficientes na medida que mobilizam os recursos linguísticos-discursivos como forma de legitimar seus posicionamentos no texto.
Abstract: The present work develops research about the practice of textual production of subjects entering higher education from the guided rewriting of the academic summary genre. Because of the emerging problems of writing practices at the university, the objective of this research is to investigate to what extent the writing process and guided rewriting can help the development of writing proficiency. Therefore, we seek to answer the following questions: 1. How do undergraduates become proficient writers in academic writing abstracts? 2. How does feedback contribute to proficient and meaningful writing-rewriting? To achieve the objective outlined and answer the proposed questions, we have as a theoretical basis: i) the dialogical conception of language (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2017); ii) writing as a social practice (STREET, 2012; 2014); iii) textual linguistics, in an interactionist and socio-cognitive perspective of language, which has textual production as a complex process that encompasses stages and stages of construction. The methodology that gives materiality to this research is the qualitative approach of an interpretive nature (MOITA LOPES, 2006; DENZIN; LINCOLN, 2006), having as corpus summaries produced by academics entering the year 2020 at the Federal University of Tocantins, Porto Nacional Campus. The results obtained from the analysis of the abstracts indicate that guided writing improves the development of writing competence, allowing students to reflect on the use of language in the practice of textual production. In addition, we found that academics become proficient as they mobilize linguistic-discursive resources as a way of legitimizing their positions in the text.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5439
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriele Andrade Viana Lopes - Dissertação.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.