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Authors: Rosa, Camila de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Suzana Brunet Camacho da
Title: A construção da língua escrita na pré-escola: um estudo a partir da teoria histórico-social
Keywords: Pré-história;Linguagem;Pré-escola;Simbolismo;Signo linguístico;Criança - Escrita
Issue Date: 30-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ROSA, Camila de Sousa. A construção da língua escrita na pré-escola: um estudo a partir da teoria histórico-social. 2022. 33 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar o percurso inicial de apropriação da escrita pelas crianças. Entende-se que a pré-escola é uma etapa importante para a construção da ideia de simbolismo e signo linguístico e para compreender a apropriação da escrita no período pré-escolar é fundamental identificar as suas origens nas relações que a criança vai gradativamente estabelecendo com as funções do signo. Para compreender como deve ocorrer a aprendizagem e o desenvolvimento da escrita nessa etapa escolar definiu-se os seguintes objetivos específicos: entender como a criança começa a compreender um sistema simbólico e signos, como a criança começa a perceber a escrita como recurso de memória e qual o papel da escola. Para isso, a dimensão teórico-metodológica deste estudo fundamenta-se nos princípios do desenvolvimento humano apresentados pela Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (2010) que traz em seu bojo a importância da mediação e desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a pré-história da língua escrita. Fundamentase, ainda, nos estudos de Luria (2010), que aponta os caminhos que compõem a préhistória da escrita, delineando as origens dessa forma de linguagem em sua gênese, no período pré-escolar. Utiliza-se também de reflexões de autores como Mello (2006), Smolka (1988), Geraldi (2011) dentre outros para entender o processo de apropriação da escrita como processo histórico como, e dessa forma, possibilitar repensar o ensino da leitura e da escrita. O estudo apontou caminhos para uma ação pedagógica que crie circunstâncias que possibilitem a apropriação da escrita em sua funcionalidade social, propiciando uma mudança qualitativa na relação da criança com esse tipo de linguagem, pois ela apresenta a necessidade de escrever. Apontou-se, também a importância das brincadeiras, do faz-de-conta e do desenho como atividade importante para a construção do signo linguístico, durante a etapa pré-escolar.
Abstract: This work aims to identify the initial course of appropriation of writing by the children. It is understood that preschool is an important stage for the construction of the idea of ​​symbolism and linguistic sign and to understand the appropriation of writing in the preschool period, it is fundamental to identify its origins in the relationships that the child gradually establishes with the of the sign. To understand how learning and development should take place of writing in this school stage, the following specific objectives were defined: to understand how the child begins to understand a symbolic system and signs, such as child begins to perceive writing as a memory resource and what is the role of school. For this, the theoretical-methodological dimension of this study is based on the principles of human development presented by the Historical-Cultural Theory of Vygotsky (2010) which brings with it the importance of mediation and development of higher psychological functions and the prehistory of written language. It is also based on studies by Luria (2010), who points out the paths that make up the prehistory of writing, outlining the origins of this form of language in its genesis, in the preschool period. It also uses reflections by authors such as Mello (2006), Smolka (1988), Geraldi (2011) among others to understand the appropriation process of writing as a historical process how, and in this way, make it possible to rethink teaching of reading and writing. The study pointed out ways for a pedagogical action that creates circumstances that allow the appropriation of writing in its social functionality, providing a qualitative change in the child's relationship with this type of language, because it presents the need to write.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5430
Appears in Collections:Pedagogia

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