Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/5405
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carneiro, Bruno Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T10:31:34Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T10:31:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da. História cultural da comunidade surda de Manaus: resgate baseado em fontes orais.2023.121f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/5405 | - |
dc.description.abstract | Deaf culture and the history of many deaf communities is related to educational policies that, in some way, favored deaf-deaf contact in schools (LADD, 2003). In this sense, knowing the history of deaf education can bring us closer to the cultural history of the deaf and sign languages. The aim of this research is to survey facts about the history of deaf education in Manaus that favored the consolidation of a deaf community. More specifically, the objectives are to collect information about the emergence and functioning of educational institutions aimed at the deaf in Manaus, to identify facts in the history of deaf education that favored the emergence of a deaf community and to trace a trajectory on these facts that favored contact between deaf people, culture and deaf identities. The time frame for surveying the history of deaf education in Manaus and, consequently, of the deaf community in Manaus, involves the beginning of the second half of the 20th century, that is, approximately, the period from 1950 to 1980. The collection of information took place from the analysis of narratives of deaf people, mostly elderly, which were collected from interviews, and, in a complementary way, from the analysis of institutional documents, newspapers and photographs from the personal collection of the interviewees. After analyzing and systematizing the data, we describe the Instituto Montessoriano Álvaro Maia, Apae, Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos and Instituto Filippo Smaldone Manaus, from the perspective of the participants. We also describe the trajectory of the missionary Fr. Eugênio Oates in his relationship with the deaf community in Manaus. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | História dos surdos de Manaus; Educação de surdos; Cultura surda; Escolas de surdos; History of the deaf in Manaus; Deaf education; Deaf culture; Deaf school | pt_BR |
dc.title | História cultural da comunidade surda de Manaus: resgate baseado em fontes orais | pt_BR |
dc.description.resumo | A cultura surda e a história de muitas comunidades surdas estão relacionadas às políticas educacionais que, de alguma forma, favoreceram o contato surdo-surdo em escolas (LADD, 2003). Nesse sentido, conhecer a história da educação de surdos pode nos aproximar da história cultural dos surdos e das línguas de sinais. O objetivo desta pesquisa é fazer um levantamento de fatos sobre a história da educação de surdos de Manaus que favoreceram a consolidação de uma comunidade surda manauense. Mais especificamente, os objetivos são coletar informações sobre o surgimento e o funcionamento de instituições de ensino voltadas para surdos, em Manaus, identificar fatos da história da educação de surdos que favoreceram a emergência de uma comunidade surda e traçar uma trajetória sobre esses fatos que favoreceram o contato entre surdos, a cultura e identidades surdas. O recorte temporal para o levantamento da história da educação de surdos em Manaus e, consequentemente, da comunidade surda manauense, envolve o início da segunda metade do século XX, ou seja, aproximadamente, o período de 1950 a 1980. O levantamento de informações aconteceu a partir da análise de narrativas de surdos, em sua maioria idosos, que foram coletadas a partir de entrevistas, e, de maneira complementar, da análise de documentos institucionais, jornais e fotografias de acervo pessoal dos entrevistados. Após análise e sistematização dos dados, descrevemos fatos da história do Instituto Montessoriano Álvaro Maia, da Apae, da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos e do Instituto Filippo Smaldone Manaus, na perspectiva dos participantes, que favoreceram a consolidação de uma comunidade surda manauense. Descrevemos também a trajetória do missionário Pe. Eugênio Oates em sua relação com a comunidade surda de Manaus. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da Costa - Dissertação.pdf | 4.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.