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Authors: Morais Neto, João Martins de
metadata.dc.contributor.advisor: Ludwig, Carlos Roberto
Title: Reflexões para uma proposta de currículo de Português como segunda língua para surdos no ensino médio do Tocantins
Keywords: Currículo de Português para Surdos no Ensino Médio; Português como Segunda Língua; Ensino e Aprendizagem de português escrito; Portuguese Curriculum for the Deaf in High School; Portuguese as a Second Language; Teaching and Learning of Written Portuguese
Issue Date: 28-Feb-2023
Citation: MORAIS NETO, João Martins de. Reflexões para uma proposta de currículo de Português como segunda língua para surdos no ensino médio do Tocantins.2023.67f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: RESUMO Essa dissertação de mestrado propõe a criação de diretrizes curriculares para o ensino de português como segunda língua para surdos no ensino médio. Essa pesquisa se justifica como uma forma de discutir o ensino de português por alunos surdos, e de ser fonte de informações para mudanças positivas na construção de uma educação bilíngue que ainda está em processo, que não é produto acabado. Esse trabalho, usando a abordagem qualitativa, objetiva realizar uma proposta curricular de ensino de português na modalidade escrita para surdos, analisando os desafios na aquisição da modalidade de escrita em língua portuguesa. Para desenvolver essa pesquisa, escolhemos o seguinte objetivo geral: Desenvolver uma proposta de diretrizes curriculares para o ensino de português como segunda língua para a educação de surdos no ensino médio do Tocantins. Para concretizar esse objetivo geral, foram escolhidos os seguintes objetivos específicos: a) Analisar os documentos oficiais sobre o ensino médio no Estado do Tocantins e da esfera federal; b) Refletir sobre o ensino de língua portuguesa como segunda língua do aluno surdo; c) Adequar as competências e habilidades com base no DCT para o ensino de português escrito como segunda língua para surdos. Para concretizar essa pesquisa, foi adotada uma pesquisa bibliográfica e documental. Além das pesquisas bibliográficas para embasar solidamente as discussões teóricas, foram analisados documentos oficiais que podem dar suporte a essa proposta curricular de português como segunda língua para surdos, com base em competências e habilidades. A pesquisa apresenta uma proposta curricular de ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos no ensino médio, bem como faz algumas sugestões de sua aplicabilidade no ensino de português como segunda língua para surdos.
Abstract: This master's dissertation proposes the creation of curricular guidelines for teaching Portuguese as a second language for the deaf in high school. This research is justified as a way of discussing the teaching of Portuguese for deaf students, and as a source of information for positive changes in the construction of a bilingual education that is still in process, which is not a finished product. This work, using a qualitative approach, aims to carry out a curricular proposal for teaching Portuguese in the written modality for the deaf, analyzing the challenges in acquiring the modality of writing in Portuguese. To develop this research, we chose the following general objective: To develop a proposal of curricular guidelines for teaching Portuguese as a second language for the education of deaf people in high school in Tocantins. To achieve this general objective, the following specific objectives were chosen: a) To analyze the official documents on secondary education in the State of Tocantins and at the federal level; b) Reflect on the teaching of Portuguese as a second language for deaf students; c) Adapt the competences and abilities based on DCT for teaching written Portuguese as second language for the Dead. To carry out this research, a bibliographical and documental research was adopted. In addition to bibliographical research to solidly support theoretical discussions, official documents were analyzed that can support this curricular proposal of Portuguese as a second language for the deaf, based on skills and abilities. The research presents a curricular proposal for teaching Portuguese as a second language for the deaf in high school, as well as making some suggestions for its applicability in teaching Portuguese as a second language for the deaf.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5376
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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