Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5367
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves Filho, Francisco-
dc.contributor.authorMedeiros, Paulo Fernando Viana de Matos-
dc.date.accessioned2023-05-10T13:17:22Z-
dc.date.available2023-05-10T13:17:22Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Paulo Fernando Viana de Matos. Educação e autonomia: um estudo das alternativas pedagógicas a partir de Paulo Freire, José Pacheco e Lauro Lima. 2022. 87 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5367-
dc.description.abstractThe study is concerned with carrying out a historical survey of the modern school, as well as locating characteristic elements in the current school environment and indicating pedagogical alternative proposals that serve in a practical way the reality encountered by teachers, on the occasion of their experiences in education. The theoretical framework focuses on pedagogical alternatives proposed by Paulo Freire, José Pacheco and Lauro Lima. Articles, monographs and dissertations were used, characterizing this research as bibliographic. The problematization is guided by the following questions: being the school, historically reproducer of the authoritarian and industrial model, in its structure and in the school environment, how to contribute to a democratic school and promoter of the students' autonomy? What are the pedagogical alternatives present in Paulo Freire, José Pacheco and Lauro Lima's conceptions of education that help us in the education of students, within an emancipatory perspective, that is, of the autonomy of subjects? Thus, we provoke reflection on the need to form autonomous subjects in education and call everyone to a profound pedagogical transformation in our schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.titleEducação e autonomia: um estudo das alternativas pedagógicas a partir de Paulo Freire, José Pacheco e Lauro Limapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO estudo ocupa-se em realizar um levantamento histórico da escola moderna, bem como localizar elementos característicos no ambiente escolar da atualidade e indicar propostas alternativas pedagógicas que sirvam de maneira prática à realidade encontrada pelos professores, por ocasião de suas experiências na educação. O referencial teórico foca nas alternativas pedagógicas propostas a partir de Paulo Freire, José Pacheco e Lauro Lima. Foram utilizados artigos, monografias e dissertações caracterizando esta pesquisa como bibliográfica. A problematização guia-se pelos seguintes questionamentos: sendo a escola, historicamente reprodutora do modelo autoritário e industrial, em sua estrutura e no ambiente escolar, como contribuir para uma escola democrática e promotora da autonomia dos educandos? Quais as alternativas pedagógicas presentes nas concepções de educação de Paulo Freire, José Pacheco e Lauro Lima que nos ajudam na formação dos educandos, dentro de uma perspectiva emancipatória, isto é, da autonomia dos sujeitos? Assim, provocamos a reflexão ante a necessidade de formação de sujeitos autônomos na educação e convocamos a todos para uma profunda transformação pedagógica em nossas escolas.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Fernando Viana de Matos Medeiros - Monografia.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.