Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5291
Autor(a): Silva, Nathalha Anolar
Orientador: Freire, José Carlos da Silveira
Título: O conceito de práxis em Paulo Freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública
Palavras-chave: Formação;Práxis;Teoria-prática
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Nathalha Anolar da. O conceito de práxis em Paulo Freire e suas implicações para o quefazer educativo de professores/professoras na escola pública. 2022. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022.
Resumo: O presente artigo visa elucidar o sentido de práxis em Paulo Freire”. O interesse em esclarecer como Paulo Freire concebe a práxis na educação, advém da queixa de que os cursos de formação de professores têm sido muito teóricos, distantes da realidade da prática educativa e de que esses não ensinam os professores a ensinar. Em suma estaria faltando prática na formação dos professores. A solução então seria estimular algum tipo de articulação entre teoria-prática na formação e atuação docente. Neste sentido o artigo busca responder à pergunta: o que é práxis em Paulo Freire? Para tanto define-se como objetivo apreender o conceito de práxis em Paulo Freire. Tratase de uma pesquisa teórico-conceitual baseada na obra Pedagogia da Autonomia e noutros ensaios do autor. Da análise do pensamento freiriano sobre o tema inferimos que o conceito de práxis em Freire vincula-se à maneira como os Homens produzem sua existência, como autoprodução de si mesmos mediante a ação-reflexão transformadora do mundo.
Abstract: This article aims to elucidate the meaning of praxis in Paulo Freire”. The interest in clarifying how Paulo Freire conceives praxis in education stems from the complaint that teacher training courses have been too theoretical, far from the reality of educational practice and that they do not teach teachers how to teach. In short, there would be a lack of practice in teacher education. The solution, then, would be to encourage some kind of articulation between theory and practice in teacher education and performance. In this sense, the article seeks to answer the question: what is praxis in Paulo Freire? Therefore, the objective is to apprehend the concept of praxis in Paulo Freire. This is a theoretical-conceptual research based on the work Pedagogia da Autonomia and other essays by the author. From the analysis of Freire's thought on the subject, we infer that the concept of praxis in Freire is linked to the way in which Men produce their existence, as self-production through the transforming action-reflection of the world.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5291
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathalha Anolar da Silva.pdf349.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.