Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5286
Authors: Prado, Milton Cássio Andrade do
metadata.dc.contributor.advisor: Stephani, Adriana Demite
Title: Leitura e humanização: o letramento literário em uma abordagem crítica
Keywords: Leitura; Letramento Literário; Humanização; Estado da Arte; Reading; Literary Literacy; Humanization; State of art
Issue Date: 24-Jan-2023
Citation: PRADO, Milton Cássio Andrade do. Leitura e humanização: o letramento literário em uma abordagem crítica.2023.92f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), da Universidade Federal do Tocantins, na Área de Estudos Literários e na linha de pesquisa em Teoria, Crítica e Comparatismo. A pesquisa aqui apresentada sustenta a tese de que pela abordagem crítica das obras literárias pode-se vislumbrar a formação de um indivíduo emancipado, crítico, capaz de “se ver no outro” e, consequentemente, estabelecer relações baseadas na valorização das diferenças existentes, num processo contínuo de humanização. Para fundamentar esta perspectiva, este trabalho dialoga com autores como Candido (1972, 2006, 2017), Todorov (2009), Paulino (2007), Cosson (2009, 2018), Zilberman (1984, 2009), Ferreira (2001), Britto (2012), Soares (2014), Morin (2003) e Foucambert (1989) para sustentar a discussão. Nesse propósito, objetivou-se mapear como o conhecimento produzido a respeito do tema “leitura e humanização” vem sendo abordado nas produções de pós-graduação no Brasil. Optou-se como metodologia de pesquisa Estado da Arte, mapeando pesquisas de mestrado com recorte temporal de análise de 2008 a 2020, tendo como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) – vinculada ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Foram encontradas e analisadas 15 (quinze) pesquisas e pode-se evidenciar as percepções dos pesquisadores que se propuseram a investigar a respeito das temáticas associadas “leitura literária, letramento e humanização”, seus principais apontamentos, a fim de estabelecer um diálogo que proporcionasse um espaço de reflexão e as contribuições da abordagem crítica da literatura visando a humanização do leitor. Foram detectados pontos convergentes nas visões e análises dos pesquisadores, dos quais se destaca a defesa da abordagem pragmática do texto literário voltado para uma contextualização e busca do seu sentido, norteado pelo letramento crítico, questionando e desconstruindo a perspectiva de ensino de leitura literária historicizada pela escola, ou de leitura pela mera contemplação artística. Os dados coletados mostraram que a premissa do letramento literário ganhou novos contornos nos estudos teóricos, ao passo que houve a necessidade de rever as práticas de leitura que contemplassem as novas demandas do processo de apropriação da linguagem.
Abstract: This master’s thesis is linked to the Degree in Languages Graduate Program (PPGLetras), from the Universidade Federal do Tocantins, in the area of Literary Studies, together with the line of research in Theory, Criticism and Comparatism. Such research brought forward supports the thesis that, through a critical approach to literary works, one can envision the formation of an emancipated, critical individual, capable of “seeing himself in the other” and, consequently, establishing relationships based on the appreciation of existing differences, in a continuous process of humanization. To support this perspective, this work discusses with authors such as Candido (1972, 2006, 2017), Todorov (2009), Paulino (2007), Cosson (2009, 2018), Zilberman (1984, 2009), Ferreira (2001), Britto (2012), Soares (2014), Morin (2003) and Foucambert (1989) to sustain the discussion. In this regard, the objective was to map how the knowledge produced on the theme “reading and humanization” has been taken on board in postgraduate productions in Brazil. It was chosen the State of the Art research methodology, mapping the master's dissertations with a time frame of analysis from 2008 to 2020, using the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) – linked to Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Fifteen (15) researches were found out and analyzed, along with the perceptions of researchers who proposed to investigate about the themes associated with “literary reading, literacy and humanization”, their main notes, in order to establish a dialogue that would provide a space for reflection and the contributions of the critical approach to literature aimed at the humanization of the reader. Resembling points were detected in the researchers’ viewpoints and analyses, of which the defense of the pragmatic approach of the literary text stands out focused on contextualization and the search for its meaning, it guided by critical literacy, questioning and deconstructing the perspective of teaching historicized literary reading by school, or reading for mere artistic contemplation. The data collected demonstrated that the premise of literary literacy gained new contours in theoretical studies, while there was a need to review reading practices that contemplated the new demands of the language appropriation process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5286
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