Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5266
Autor(a): Pereira, Antônia Lília Soares
Orientador: Martins, José Lauro
Título: Triangulux - Uma proposta de jogo digital para o ensino de matemática
Palavras-chave: Jogo digital; Mobile-Learning; Ensino de Matemática; Digital games; Mobile-Learning; Mathematics teaching
Data do documento: 21-Dez-2021
Citação: PEREIRA, Antônia Lília Soares. Triangulux - Uma proposta de jogo digital para o ensino de matemática. 2021. 132f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Tocantins, 2021, Palmas
Resumo: Nesta dissertação apresentamos uma proposta de desenvolvimento de um software educacional para o ensino de Matemática, especificamente, um jogo digital, uma inovação pedagógica que traz um script baseado na história de vida dos “povos da floresta”. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de finalidade aplicada, é exploratória e descritiva. O desenvolvimento inovador e disruptivo das tecnologias móveis permitem a evolução dos modelos educacionais e proporcionam a potencialização das ferramentas para o ensino-aprendizagem de Matemática e o papel ativo do estudante quanto à construção do seu próprio aprendizado. Diante de várias indagações a respeito de como os alunos aprendem Matemática pergunta-se: Como deve ser um software didático para o ensino de Trigonometria estruturado com base na teoria construcionista? Diante disso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta teórico- metodológica de ensino em Matemática por meio do desenvolvimento de um software educacional. O trabalho apresenta a articulação da Teoria do Construcionismo de Seymour Papert com o desenvolvimento do software educacional para o ensino-aprendizagem de Trigonometria; a produção de um roteiro de um aplicativo para a autoaprendizagem da Trigonometria; a estruturação de uma proposta didático-pedagógico-tecnológica para o ensino- aprendizagem de Trigonometria, compatível com as possibilidades de uso dos dispositivos móveis. Na proposta de desenvolvimento do software, apresenta-se a arquitetura pedagógica e a transposição didática do jogo, as contribuições e articulações desta proposta para o ensino de Matemática, especificamente para a aprendizagem de Trigonometria. Os resultados desta investigação apresentam-se na produção de um roteiro do jogo a partir da elaboração de um plano pedagógico seguindo uma trilha de aprendizagem, que decorre de todo um estudo desenvolvido no percurso da produção do software. Assim, intenciona-se contribuir para a produção de outros jogos que tenham o mesmo objetivo pedagógico e de construir ferramentas inovadoras com grande potencial, como os softwares, para o ensino de Matemática. Além disso, o software pauta-se na perspectiva do mobile learning, para favorecer o autoestudo e a autoaprendizagem do estudante. Dessa maneira, esta pesquisa tende a favorecer a formação integral do estudante, para que se torne protagonista da sua própria aprendizagem e, sobretudo, aprenda Matemática de forma interativa e dinâmica.
Abstract: In this dissertation we present a proposal to develop an educational software for teaching mathematics, specifically a digital game, a pedagogical innovation that brings a script based on the life history of the "forest peoples". The research of qualitative approach, of applied purpose, presents exploratory-descriptive research objectives. The innovative and disruptive development of mobile technologies allows the evolution of educational models and provides the potentialization of tools for the teaching-learning of mathematics and the active role of the student in the construction of his own learning. Faced with several questions about how students learn mathematics, the following question is posed: How should a didactic software for teaching Trigonometry structured based on the constructionist theory be? In view of this, the objective of this work is to develop a theoretical-methodological proposal for teaching Mathematics through the development of an educational software. The work also presents the articulation of the Seymour Papert's Theory of Constructionism to the development of educational software for the teaching-learning of Trigonometry; the production of a script of an application for the self-learning of Trigonometry; the structuring of a didactic-pedagogical-technological proposal for the teaching-learning of Trigonometry, compatible with the possibilities of use of mobile devices. In the software development proposal, the pedagogical architecture of the game, the didactic transposition of the game, and the contributions and articulations of this proposal to the teaching of mathematics, specifically to the learning of trigonometry, are presented. The results of this research are presented in the production of a game script from the elaboration of a pedagogical plan following a learning path that results from a study developed during the production of the software. Thus, the intention is to contribute to the production of other games that have the same pedagogical objective and to build innovative tools with great potential, such as software, for the teaching of mathematics. Furthermore, the software is based on the mobile learning perspective, to favor self-study and self-learning for the student. In this way, this research tends to favor the integral formation of the student, so that in an autonomous way, he becomes the protagonist of his own learning, and above all, learns Mathematics in an interactive and dynamic way.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5266
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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