Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5242
Authors: Martins, Lucas Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves Filho, Francisco
Title: Um estudo da concepção e da trajetória do livro didático e do currículo na história do Brasil e do estado do Tocantins: implicações étnico-raciais
Keywords: Livro didático;Currículo;População Negra;Indígena;História
Issue Date: 30-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MARTINS, Lucas Alves. Um estudo da concepção e da trajetória do livro didático e do currículo na história do Brasil e do estado do Tocantins: implicações étnico-raciais. 2022. 40 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O estudo relaciona a história do livro didático no Brasil com a própria concepção de história oficial predominante em cada época: colônia, império e república. Tem como objetivo a visualização da trajetória da ideologia racista e preconceituosa de estado e do mercado, no livro didático. A metodologia utilizada relacionou a ideia de currículo escolar com a de promoção do livro didático ou manuais escolares na construção da identidade da elite dominante em detrimento da população negra e indígena. Conclui-se que os atuais critérios para as orientações curriculares, bem como para a escolha e distribuição de livros didáticos são em parte, conquistas do movimento social, contudo, conclui-se ainda que não priorizam a história feita pelos próprios sujeitos que formam a população brasileira, negra e indígena.
Abstract: The study relates the history of the textbook in Brazil with the prevailing conception of official history in each era: colony, empire and republic. It aims to visualize the trajectory of the racist and prejudiced ideology of the state and the market, in the textbook. The methodology used linked the idea of school curriculum with the promotion of textbooks or school manuals in the construction of the identity of the dominant elite to the detriment of the black and indigenous population. It is concluded that the current criteria for curricular guidelines, as well as for the choice and distribution of textbooks are, in part, achievements of the social movement, however, it is also concluded that they do not prioritize the history made by the subjects who form the population Brazilian, black and indigenous.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5242
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