Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5216
Authors: Martins, Gabrielle Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Ferraz, Leandro
Title: A GINÁSTICA E A DANÇA COMO CONTEÚDO E FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AÇÕES DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA
Keywords: PIBID;Dança e ginástica;Formação docente;PIBID;Dance and gymnastics;Teacher training
Issue Date: 22-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Gabrielle Alves Martins. A ginástica e a dança como conteúdo e ferramenta pedagógica nas ações do pibid educação física. 22 f. 2022. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis - TO, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho resulta de uma análise feita a partir do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Física, objetivando investigar a temática dança e ginástica como conteúdo e ferramenta pedagógica neste projeto, em busca de possíveis viabilidades para o ensino dessas práticas corporais na escola, colaborando para uma melhor formação e atuação de futuros licenciados. Uma pesquisa de abordagem qualitativa, recolhemos dados em fontes documentais do acervo do PIBID que os seus colaboradores produziram. Os resultados sinalizam que o programa tem contribuído para a formação docente, uma vez que foram inseridos na iniciação à pesquisa e introduzidos no cotidiano do professor, possibilitando o desenvolvimento de estudos de alternativas pedagógicas de inserir a dança e ginástica na Educação Física, e no ensino remoto/híbrido, então tem-se encontrado respostas bastante significativas. Porém, foram constatadas vulnerabilidades, como o impasse no uso de recursos tecnológicos, ausência nas aulas online, estereótipo de gênero, falta de espaços e materiais.
Abstract: The presentworkresultsfromananalysismadefromtheScholarshipProgram for InitiationtoTeaching (PIBID) in PhysicalEducation, aimingtoinvestigatethetheme dance andgymnastics as contentandpedagogical tool in thisproject, in searchofpossibleviability for theteachingofthesepractices. bodyworkatschool, collaborating for a better training and performance of future graduates. A researchwith a qualitative approach, wecollected data fromdocumentarysourcesofthe PIBID collectionthat its collaboratorsproduced. The resultsindicatethattheprogramhascontributedtoteacher training, sincetheywereincluded in theinitiationofresearchandintroducedintotheteacher'sdailylife, enablingthedevelopmentofstudiesofpedagogicalalternativestoinsert dance andgymnastics in PhysicalEducation, and in teaching. remote/hybrid, sotherehavebeen quite significantanswers. However, vulnerabilitieswerefound, such as the impasse in the use oftechnologicalresources, absencefrom online classes, genderstereotype, lackofspacesandmaterials
URI: http://hdl.handle.net/11612/5216
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo TCC Oficial Gabi (2).docx.pdf315.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.