Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerraz, Leandro-
dc.contributor.authorMartins, Gabrielle Alves-
dc.date.accessioned2023-03-23T14:32:28Z-
dc.date.available2023-03-23T14:32:28Z-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.identifier.citationGabrielle Alves Martins. A ginástica e a dança como conteúdo e ferramenta pedagógica nas ações do pibid educação física. 22 f. 2022. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis - TO, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5216-
dc.description.abstractThe presentworkresultsfromananalysismadefromtheScholarshipProgram for InitiationtoTeaching (PIBID) in PhysicalEducation, aimingtoinvestigatethetheme dance andgymnastics as contentandpedagogical tool in thisproject, in searchofpossibleviability for theteachingofthesepractices. bodyworkatschool, collaborating for a better training and performance of future graduates. A researchwith a qualitative approach, wecollected data fromdocumentarysourcesofthe PIBID collectionthat its collaboratorsproduced. The resultsindicatethattheprogramhascontributedtoteacher training, sincetheywereincluded in theinitiationofresearchandintroducedintotheteacher'sdailylife, enablingthedevelopmentofstudiesofpedagogicalalternativestoinsert dance andgymnastics in PhysicalEducation, and in teaching. remote/hybrid, sotherehavebeen quite significantanswers. However, vulnerabilitieswerefound, such as the impasse in the use oftechnologicalresources, absencefrom online classes, genderstereotype, lackofspacesandmaterialspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectDança e ginásticapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectDance and gymnasticspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleA GINÁSTICA E A DANÇA COMO CONTEÚDO E FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AÇÕES DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho resulta de uma análise feita a partir do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Física, objetivando investigar a temática dança e ginástica como conteúdo e ferramenta pedagógica neste projeto, em busca de possíveis viabilidades para o ensino dessas práticas corporais na escola, colaborando para uma melhor formação e atuação de futuros licenciados. Uma pesquisa de abordagem qualitativa, recolhemos dados em fontes documentais do acervo do PIBID que os seus colaboradores produziram. Os resultados sinalizam que o programa tem contribuído para a formação docente, uma vez que foram inseridos na iniciação à pesquisa e introduzidos no cotidiano do professor, possibilitando o desenvolvimento de estudos de alternativas pedagógicas de inserir a dança e ginástica na Educação Física, e no ensino remoto/híbrido, então tem-se encontrado respostas bastante significativas. Porém, foram constatadas vulnerabilidades, como o impasse no uso de recursos tecnológicos, ausência nas aulas online, estereótipo de gênero, falta de espaços e materiais.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo TCC Oficial Gabi (2).docx.pdf315.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.