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Authors: Leite, Fabiola de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Sassonia, Rogério Côrte
Title: Estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de Araguaína - TO.
Keywords: Jovens;Orientação Profissional;Escola;Ensino Superior;Young;Professional guidance;School;Higher Education.
Issue Date: 20-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LEITE, Fabiola de Sousa. Estudo das percepções dos coordenadores pedagógicos e dos alunos sobre orientação profissional em escolas de ensino médio no município de Araguaína - TO. 2015. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por objetivo relatar o contexto da discussão sobre orientação profissional (OP) no Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire e no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), escolas localizadas no município de Araguaína (TO). A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira foram levantados dados dos questionários preenchidos pelos alunos. Esses dados se referem ao perfil dos educandos, a influência da família no momento de escolha do projeto de vida, expectativas e receios com a futura profissão. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário com os coordenadores pedagógicos das unidades de ensino a fim de conhecer a existência de alguma política de orientação profissional na escola. A análise de dados assim obtidos evidenciou que o jovem teme não fazer a escolha certa, e acabar perdendo tempo de certa forma. A pesquisa mostra a importância de se identificar as causas da insatisfação do aluno e a necessidade de um esclarecimento mais aprofundado sobre as carreiras oferecidas no ensino superior, a ser prestado antes do ingresso do aluno num curso de graduação.
Abstract: This study describes policies and actions of professional orientation at Centro de Ensino Médio (CEM) Paulo Freire and Instituto Federal do Tocantins (IFTO) in Araguaína (TO) according to students and education directors of these two institutions. This work was conducted in two steps using questionnaires in both cases. In the first step, students between 15 and 19 years old reported the influence of their relatives in the carreer they are choosing. They also showed their anxiety and expectations about a future career. In the second step, education directors of the schools presented professional orientation policies of their institutions. Results showed that students fear to make the wrong decision concerning their future career. They fear waste time in this process. The research also showed the importance of identifying the origin of the disappointments of the students and presented the need of a more efficient policy of professional guidance before students enter to college.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5167
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