Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5163
Autor(a): Carvalho, Alderina Guedes de
Orientador: Dionysio, Renata Barbosa
Título: Contribuições do programa institucional de monitoria (PIM) para o licenciando em química da Universidade Federal do Tocantins campus Araguaína
Palavras-chave: Programa Institucional de Monitoria;Formação de Professores;;Processos de Ensino-aprendizagem;Institutional Program Monitoring;Teacher training;Teaching and learning processes.
Data do documento: 20-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CARVALHO, Alderina Guedes de. Contribuições do programa institucional de monitoria (PIM) para o licenciando em química da Universidade Federal do Tocantins campus Araguaína. 2015. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.
Resumo: O processo de formação inicial deve permitir situações de aprendizagem onde o aluno tem contato com o ambiente no qual vai trabalhar. Nesse contexto é válido ressaltar a importância dos programas de formação que as universidades disponibilizam, em especial aos cursos de licenciatura. Sabe-se que vários desafios são encontrados ao exercer a prática docente, como: relação professor-aluno, número excessivo de alunos por classe e falta de condições de trabalho são fatores discutidos durante a formação acadêmica. Diante desses desafios, é importante a universidade trabalhar na construção da identidade profissional dos acadêmicos. O Programa Institucional de Monitoria (PIM) da Universidade Federal do Tocantins campus Araguaína contribui para o ensino- aprendizado e tem como objetivo oportunizar o acadêmico colocar em prática suas habilidades didáticas ao decorrer da graduação. O estudo realizado pretende apresentar a visão dos monitores, alunos assistidos e dos docentes responsáveis pelas disciplinas envolvidos no Programa Institucional de Monitoria. O presente trabalho elucida as contribuições do (PIM) para o licenciando do curso de Química e como os docentes do curso avaliam o referido programa para a formação acadêmica.
Abstract: The initial training process should allow learning situations where students have contact with the environment in which will work. In this context, it is worth noting the importance of training programs that universities offer, in particular the degree courses. It is known that several challenges are encountered in exercising the teaching practices, such as teacher-student relationship, excessive number of students per class and poor working conditions are factors discussed during the academic background. In the face of these challenges, it is important the university work on building the professional identity of academics. The Institutional Monitoring Program (PIM) of the Federal University of Tocantins Araguaína campus contributes to the teaching-learning and aims to provide the opportunity for academic put into practice their teaching skills in the course of graduação. The study aims to present the vision of the monitors, assisted students and teachers responsible for the subjects involved in the Institutional Program Monitoring. This study elucidates the contributions (PIM) for the license of the Chemistry course and how the course teachers to evaluate this program for academic training.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5163
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