Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5160
Autor(a): ALMEIDA, BÁRBARA PEREIRA DE
Orientador: ALVES, Deive Barbosa
Título: As categorias de modelagem matemática no contexto da educação matemática.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem,;Análise documental,;Categorias de modelagem,;Teaching and Learning,;Documentary analysis,;Modeling categories.
Data do documento: 20-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ALMEIDA, Bárbara Pereira de. AS CATEGORIAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2017. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
Resumo: Neste trabalho investigamos quais as concepções que há de Modelagem Matemática empregada na Educação Matemática. Para tal, uma busca foi realizada no portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior). Nela encontramos artigos, dissertações e teses que arguiam sobre o uso da Modelagem Matemática na Educação Matemática. A abordagem de pesquisa é qualitativa, com procedimentos metodológicos da análise documental. O material selecionado para análise constitui-se em 12 dissertações seguintes: Ignácio (2002), Nina (2005), Klüber (2007), Silva (2007), Pires (2009), Korb (2010), Schmitt (2010), Bueno (2011), Padilha (2011), Salandini (2011), Zukauskas (2012) e Brumano (2014). Os dados foram produzidos por meio de fichamentos desses trabalhos, os quais nos levou a concluir que existem duas categorias do uso da Modelagem Matemática na Educação Matemática. Uma categoria trata a modelagem enquanto processo para o ensino e outra que a trata como um processo educar pela pesquisa. A finalidade da primeira é ser um recurso para educar matematicamente, ela já foi estudada e apresentada por Klüber e Burak (2008). Na outra, a modelagem é um recurso de pesquisa no qual, no processo, se educa matematicamente, essa foi criado por nosso estudo.
Abstract: In this study, we investigate the conceptions of Mathematical Modelling used in mathematics education. To do so, a search was conducted on the portal of CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). In it, we find articles, dissertations and theses that argue about the use of Mathematical Modelling in Mathematical Education. The research approach is qualitative, with methodological procedures of documentary analysis. The material selected for analysis consists of 12 following dissertations: Ignácio (2002), Nina (2005), Klüber (2007), Silva (2007), Pires (2009), Korb (2010), Schmitt (2010), Bueno (2011), Padilha (2011), Salandini (2011), Zukauskas (2012) e Brumano (2014). The data were produced by means of logs of these works, which led us to conclude that there are two categories of the use of Mathematical Modelling in Mathematics Education. One category deals with Modelling as a process for teaching and another that treats it as a process of research education. The purpose of the first is to be a resource to educate mathematically, it has already been studied and presented by Klüber and Burak (2008). In the other the Modelling is a research resource in which, in the process, it is mathematically educated, this was created by our study.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5160
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