Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBRITO, Claudenice Cardoso-
dc.contributor.authorSOUSA, Tallys Marcos dos Reis-
dc.date.accessioned2023-03-16T23:59:25Z-
dc.date.available2023-03-16T23:59:25Z-
dc.date.issued2023-03-16-
dc.identifier.citationSOUSA, Tallys Marcos dos Reis. ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA:: teoria histórico-cultural e linguagem matemática na abordagem dos conceitos de números decimais. 2017. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5135-
dc.description.abstractThe present study is based on the assumptions of historical cultural theory, created by Vygotsky and his group, intentionally seeks to contribute to the development-learning of students in the initial grades, we analyze the didactic book as a tool of intentional, planned and systematized teaching, in order to identify the mathematical objects and how to work with them, and how mathematical writing presents these objects, which are specifically focused on scientific concepts from the presentation of the contents of numbers with decimal representation (numbers with commas). We use the qualitative approach of the bibliographic type, based on the guiding question of how this Vygotskian perspective can help the learning of the decimal numbers? It is seen that this theory is based on the concept of Marxist dialectical materialism that says that the human being learns from the relationship with nature and with other individuals with more experience, where the activity is mediated by instruments and signs. The results of this work point out that the LDM analyzed contributes in parts to the construction of scientific concepts, although it would be necessary for this guide to approach mathematical objects in a more articulated way. However, the results of the analysis reveal that the possibility of using the manual helps the students to learn the mathematical objects analyzed. Finally, the mathematical writing is presented through the principles of some official documents, which must be presented from the informal / formal concept articulating with the native language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectConceitos cientifico,pt_BR
dc.subjectLivro didático,pt_BR
dc.subjectObjetos Matemáticos,pt_BR
dc.subjectHistorical-cultural theory,pt_BR
dc.subjectTextbook,pt_BR
dc.subjectMathematical Objects.pt_BR
dc.titleAnálise do livro didático de matemática:pt_BR
dc.title.alternativeteoria histórico-cultural e linguagem matemática na abordagem dos conceitos de números decimais.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente estudo está baseado nos pressupostos da teoria histórico cultural, criada por Vygotsky e seu grupo, intencionalmente procura contribuir para o desenvolvimento- aprendizado dos alunos das séries iniciais, analisamos o livro didático como ferramenta do ensino intencional, planejado e sistematizado, identificando os objetos matemáticos e como operar com eles, e como a escrita matemática apresenta estes objetos, que estão voltados especificamente para os conceitos científicos a partir da apresentação dos conteúdo de números com representação decimal (números com vírgula). Utilizamos a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, baseados na questão norteadora de como esta perspectiva Vigostiana pode auxiliar o aprendizado dos números decimais? Haja vista que essa Teoria baseia-se no conceito de Marxista, do materialismo dialético que diz que o ser humano aprende a partir da relação com a natureza e com outros indivíduos com mais experiência, onde a atividade é mediada por instrumentos e signos. Os resultados deste trabalho apontam que o Livro didático de Matemática analisado contribui em partes para a construção dos conceitos científicos, apesar de que seria necessário que este guia abordasse os objetos matemáticos de maneira mais articulada entre si. Contudo, os resultados da análise revelam que a possibilidade de uso do manual auxilia os alunos na aprendizagem dos objetos matemáticos analisados por fim é apresentado a escrita matemática, através dos princípios de alguns documentos oficiais, que deve ser apresentada a partir do conceito informal/formal articulando com a linguagem materna.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TALLYS MARCOS DOS REIS SOUSA - TCC - MATEMÁTICA.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.