Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/5129
Autor(a): SOUSA, Ana Claúdia Carvalho
Orientador: ROMÃO, Freud
Título: Educação matemática e abordagem histórico-cultural:
Palavras-chave: Teoria Histórico-cultural,;Teoria da Atividade,;Ensino de Matemática,;Jogos,;PIBID,;Historical-cultural theory,;Theory of Activity,;Mathematics Teaching,;Games.
Data do documento: 16-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUSA, Ana Claúdia Carvalho. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL:: apontamentos didáticos para o ensino de matemática. 2017. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
Resumo: Essa proposta vinculada aos pressupostos da teoria histórico-cultural de Vygotsky e seus colaboradores, visa contribuir para a Educação Matemática, no sentido de propor apontamentos didáticos para um ensino intencional, planejado, sistematizado e controlado. A problemática está posta sobre como a teoria elaborada por Vygotsky e seus colaboradores a partir do pensamento de Karl Marx, que ficou conhecida como teoria histórico-cultural, pode contribuir com o ensino da Matemática. Esta abordagem se fundamenta na concepção do homem como um ser histórico que aprende com o outro e se relaciona com a natureza mediada por instrumentos, estes elementos constituem o método materialista dialético histórico. Ela aponta como o ensino deve ser dirigido para a formação de conceitos científicos tendo a aprendizagem como o objetivo e o desenvolvimento como consequência, assim como estuda o homem em suas individualidades e a subjetividade. Complementando com a Teoria da Atividade de Leontiev, perceber-se que por meio das atividades é que se manifestam as operações mentais. E por fim, o papel do jogo na Atividade de Ensino, nas concepções de Elkonin, como o ser humano se desenvolve a partir das atividades que exerce e qual o papel do jogo para a educação. Essa proposta apresenta uma sugestão para o ensino de matemática, que se configura como uma sequência de ensino com adaptação do Jogo da Torre de Hanói para o ensino de funções exponenciais com os alunos do Ensino Médio, uma estratégia fundamentada na psicologia do desenvolvimento humano. A metodologia enquadra-se nos pressupostos de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na abordagem qualitativa.
Abstract: This proposal, linked to the assumptions of Vygotsky's Historical-cultural theory and its collaborators, aims to contribute to Mathematics Education in order to propose didactic notes for an intentional, planned, systematized and controlled teaching. The problem is posed as the theory elaborated by Vygotsky and his collaborators from the thought of Karl Marx, who became known as historical-cultural theory, can contribute to the teaching of Mathematics. This approach is based on the conception of man as a historical being who learns from the other and relates to the nature mediated by instruments, these elements constitute the historical dialectical materialist method. It points out how teaching should be directed towards the formation of scientific concepts having learning as the goal and development as a consequence, just as man studies in his individualities and subjectivity. Complementing with Leontiev's Theory of Activity, one can perceive that through activities it is that mental operations are manifested. And finally, the role of the game in teaching activity, in Elkonin's conceptions, how the human being develops from the activities he carries out and the role of the game for education. This proposal presents a suggestion for the teaching of mathematics, which is configured as a teaching sequence with adaptation of the Tower Game of Hanoi for the teaching of exponential functions with the students of High School, a strategy based on the psychology of human development. The methodology is based on the presuppositions of a bibliographical research, based on the qualitative approach.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5129
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CLÁUDIA CARVALHO SOUSA - TCC - MATEMÁTICA.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.