Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5127
Authors: ROCHA, Adriely Cesar da
metadata.dc.contributor.advisor: MELO, Elisangêla Aparecida
Title: Dificuldades e aprendizagem de estudantes do 5° ano do ensino fundamental com o conteúdo de frações.
Keywords: Frações,;Jogos e materiais concretos,;Metodologia de Ensino e de Aprendizagem,;Fractions,;Concrete games and materials,;Methodology of Teaching and Learning.
Issue Date: 16-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ROCHA, Adriely Cesar da. DIFICULDADES E APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O CONTEÚDO DE FRAÇÔES. 2017. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Projeto de Intervenção Didática, a qual foi realizado com estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Campos Brasil localizado no município de Araguaína estado do Tocantins. Para desenvolvermos as atividades proposta neste Projeto, nos questionamos: Em que termos o uso de jogos e de materiais concertos como recursos metodológicos propiciam o ensino e a aprendizagem de frações? Nesse sentido, objetivo-se apresentar as contribuições que os jogos e materiais concretos desempenham no processo de aprendizagem, como metodologia na construção do raciocínio lógico matemático. Para tanto, recorreu aos campos teóricos referente ao uso de jogos e de materiais concretos, como metodologia de ensino e de aprendizagem em Matemática, sugerido por Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática (BRASIL/PCN’s) (2001), Kishimoto (2010), Lorenzato (2011), Fainguelernt e Gottlieb (2001), Toledo; Toledo (2009). Foi assumida a abordagem qualitativa da pesquisa- ação, na perspectiva de Fiorentini; Lorenzato (2009). As análises aferidas dão-se a partir da realização das atividades realizadas com os estudantes, as quais evidenciaram que o uso de jogos e de materiais concretos no ensino do conteúdo de frações propiciam uma melhor aprendizagem dos estudantes, pois, os mesmos ao participarem da elaboração das atividades prática e ao socializarem os conhecimentos adquiridos durante as atividades, nota-se que houve uma melhor compreensão e assimilação do conteúdo de fração.
Abstract: This work is the result of a research carried out within the framework of the Didactic Intervention Project, which was carried out with students of the 5th grade of Elementary School, Campos Brasil State College located in the municipality of Araguaína state of Tocantins. In order to develop the activities proposed in this Project, we ask ourselves: In what terms does the use of games and concert materials as methodological resources facilitate the teaching and learning of fractions? In this sense, the objective is to present the contributions that the games and concrete materials play in the learning process, as a methodology in the construction of logical reasoning. In order to do so, he used the theoretical fields related to the use of games and concrete materials, as teaching and learning methodology in Mathematics, suggested by National Curricular Parameters of Mathematics (BRASIL / PCN's) (2001), Kishimoto (2010), Lorenzato 2011), Fainguelernt and Gottlieb (2001), Toledo; Toledo (2009). The qualitative approach of action research was assumed from Fiorentini's perspective; Lorenzato (2009). The analyzes are based on the activities carried out with the students, which showed that the use of games and concrete materials in the teaching of the content of fractions allows a better learning of the students, since, when they participate in the elaboration of the practical activities and to socialize the knowledge acquired during the activities, it is noticed that there was a better understanding and assimilation of the fraction content.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5127
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIELY CESAR DA ROCHA - TCC - MATEMÁTICA.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.