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dc.contributor.advisorMELO, Elisangêla Aparecida-
dc.contributor.authorROCHA, Adriely Cesar da-
dc.date.accessioned2023-03-16T23:03:10Z-
dc.date.available2023-03-16T23:03:10Z-
dc.date.issued2023-03-16-
dc.identifier.citationROCHA, Adriely Cesar da. DIFICULDADES E APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O CONTEÚDO DE FRAÇÔES. 2017. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5127-
dc.description.abstractThis work is the result of a research carried out within the framework of the Didactic Intervention Project, which was carried out with students of the 5th grade of Elementary School, Campos Brasil State College located in the municipality of Araguaína state of Tocantins. In order to develop the activities proposed in this Project, we ask ourselves: In what terms does the use of games and concert materials as methodological resources facilitate the teaching and learning of fractions? In this sense, the objective is to present the contributions that the games and concrete materials play in the learning process, as a methodology in the construction of logical reasoning. In order to do so, he used the theoretical fields related to the use of games and concrete materials, as teaching and learning methodology in Mathematics, suggested by National Curricular Parameters of Mathematics (BRASIL / PCN's) (2001), Kishimoto (2010), Lorenzato 2011), Fainguelernt and Gottlieb (2001), Toledo; Toledo (2009). The qualitative approach of action research was assumed from Fiorentini's perspective; Lorenzato (2009). The analyzes are based on the activities carried out with the students, which showed that the use of games and concrete materials in the teaching of the content of fractions allows a better learning of the students, since, when they participate in the elaboration of the practical activities and to socialize the knowledge acquired during the activities, it is noticed that there was a better understanding and assimilation of the fraction content.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectFrações,pt_BR
dc.subjectJogos e materiais concretos,pt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensino e de Aprendizagem,pt_BR
dc.subjectFractions,pt_BR
dc.subjectConcrete games and materials,pt_BR
dc.subjectMethodology of Teaching and Learning.pt_BR
dc.titleDificuldades e aprendizagem de estudantes do 5° ano do ensino fundamental com o conteúdo de frações.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Projeto de Intervenção Didática, a qual foi realizado com estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Campos Brasil localizado no município de Araguaína estado do Tocantins. Para desenvolvermos as atividades proposta neste Projeto, nos questionamos: Em que termos o uso de jogos e de materiais concertos como recursos metodológicos propiciam o ensino e a aprendizagem de frações? Nesse sentido, objetivo-se apresentar as contribuições que os jogos e materiais concretos desempenham no processo de aprendizagem, como metodologia na construção do raciocínio lógico matemático. Para tanto, recorreu aos campos teóricos referente ao uso de jogos e de materiais concretos, como metodologia de ensino e de aprendizagem em Matemática, sugerido por Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática (BRASIL/PCN’s) (2001), Kishimoto (2010), Lorenzato (2011), Fainguelernt e Gottlieb (2001), Toledo; Toledo (2009). Foi assumida a abordagem qualitativa da pesquisa- ação, na perspectiva de Fiorentini; Lorenzato (2009). As análises aferidas dão-se a partir da realização das atividades realizadas com os estudantes, as quais evidenciaram que o uso de jogos e de materiais concretos no ensino do conteúdo de frações propiciam uma melhor aprendizagem dos estudantes, pois, os mesmos ao participarem da elaboração das atividades prática e ao socializarem os conhecimentos adquiridos durante as atividades, nota-se que houve uma melhor compreensão e assimilação do conteúdo de fração.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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