Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5116
Authors: VASCONCELOS, Mariane Araujo de
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Sinval de
Title: A divisão nos anos iniciais:
Keywords: Divisão,;Lúdico,;Livros didáticos,;Pedagogia,;Division,;Playful,;Didatic books,;Pedagogy.
Issue Date: 15-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: VASCONCELOS, Mariane Araujo de. A DIVISÃO NOS ANOS INICIAIS:: inventariando o problema a partir de alguns livros didáticos. 2016. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação apresenta algumas possíveis contribuições do lúdico como recurso didático. A conjuntura desse trabalho é expressa em termo de uma questão norteadora: Quais as contribuições do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem no conteúdo de divisão nos Anos Iniciais? Com o propósito de responder esse questionamento, delineei um objetivo, geral: propor uma reflexão sobre o processo de ensino do conceito de divisão nos anos iniciais e alguns complementares: inventariar as possíveis contribuições para o ensino do conceito de divisão a partir de análises de livros didáticos e da literatura específica e identificar aspectos que fomentem a formação inicial de professores de matemática e pedagogia. A metodologia dessa investigação é de natureza qualitativa embasada pela pesquisa documental em livros didáticos do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental I, na tentativa de analisar o conceito de divisão presente nos livros, e ainda identificar propostas didáticas para o ensino desse conteúdo, além disso, verificar na literatura específica da Educação Matemática, autores que tratem do caráter lúdico inerentes aos jogos e brincadeiras como potencializadores do ensino de matemática. Os resultados encontrados se configuram no intento de favorecer o debate em torno da formação inicial e continuada de professores de Matemática e Pedagogia, proporcionando uma reflexão sobre a prática docente nos anos iniciais considerando o conteúdo de divisão como norteador dessa discussão.
Abstract: This research presents some possible contributions of play as a didactic resource. The context of this work is expressed in terms of a guiding question: What are the contributions of play to the process of teaching and learning in the content of division in the Initial Years? In order to answer this question, I outlined a general objective: to propose a reflection on the teaching process of the concept of division in the initial years and some complementary ones: to inventory the possible contributions to the teaching of the concept of division from book analyzes And specific literature and identify aspects that foster the initial formation of teachers of mathematics and pedagogy. The methodology of this research is of a qualitative nature based on the documentary research in textbooks from the third to fifth year of elementary school I, in an attempt to analyze the concept of division present in the books, and also to identify didactic proposals for the teaching of this content, besides , To verify in the specific literature of the Mathematical Education, authors that treat of the playful character inherent in the games and games as potentializadores of the teaching of mathematics. The results are presented in the attempt to favor the debate about the initial and continuous formation of teachers of Mathematics and Pedagogy, providing a reflection on the teaching practice in the initial years considering the content of division as the guiding principle of this discussion.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5116
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANE ARAUJO DE VASCONCELOS - TCC - MATEMÁTICA.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.