Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5101
Authors: MENEZES, Jailson Resplandes de
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Sinval de
Title: Uma perspectiva de resolução de problemas no ensino médio:
Keywords: Metodologia,;Ensino de Matemática,;Sala de Aula,;Contribuições da Resolução de Problemas,;Methodology,;Mathematics Teaching,;Classroom;;Contributions Problem Solving.
Issue Date: 14-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MENEZES, Jailson Resplandes de. UMA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO:: uma análise de trabalhos publicados no encontro nacional de educação matemática. 2016. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é um estudo que se preocupa com a natureza teórica da vertente educacional denominada Resolução de Problemas. Como espectro de investigação foram analisados artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática nas edições de 2007, 2010 e 2013. Essas análises se deram por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e contou com o estabelecimento categorias prévias para buscar possíveis respostas para o seguinte questionamento: em quais aspectos a Resolução de Problemas no Ensino Médio pode contribuir para o desenvolvimento de alunos e professores? Para isso, foram analisados dezesseis trabalhos. O objetivo geral da pesquisa foi identificar as contribuições do uso da resolução de problemas no Ensino Médio para o desenvolvimento de alunos e professores. Entre os resultados encontrados, destaca-se que a resolução de problemas pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do aluno para além da compreensão dos conteúdos matemáticos, no sentido de estimular a cooperação e a convivência social, já para os professores, a orientação encontrada é no sentido, de que os mesmos, desenvolvam instrumentos de revisão e ampliação de suas práticas pedagógicas.
Abstract: This work is a study that is concerned with the theoretical nature of the educational component called Problem Resolution. As research spectrum were analyzed articles published in the Annals of Mathematics Education National Meeting in the 2007 editions, 2010 and 2013. These analyzes are given through a qualitative literature review and included the establishment previous categories to find possible answers to the following question; in which aspects to Problem Resolution in high school can contribute to the development of students and teachers? Sixteen works were analyzed. The overall objective of the research was to identify the contribution of the use of problem resolution in high school for the development of students and teachers. Among the results is emphasized that Problem Resolution can contribute significantly to the development of the student beyond the understanding of mathematical content, to stimulate cooperation and social interaction, as for teachers, found guidance is in the sense that the same, develop review tools and expanding their teaching practices.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5101
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