Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5097
Authors: ALENCAR, Edna Alves de
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Sinval de
Title: Uma proposta para o ensino do sistema de numeração decimal a partir da interdisciplinaridade.
Keywords: Sala de aula,;História da Matemática,;Livro Didático,;Interdisciplinaridade,;Classroom,;History of Mathematics,;Textbook,;interdisciplinarity.
Issue Date: 14-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ALENCAR, Edna Alves de. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE. 2016. 46 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho de investigação é apresentada uma proposta didática para o ensino do Sistema de Numeração Decimal com foco pedagógico na interdisciplinaridade. A pergunta orientadora do estudo foi expressa nos seguintes termos: Como construir uma proposta didática para o ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal a partir de orientações teóricas advindas da interdisciplinaridade? Como base metodológica para o estudo foi estabelecida a pesquisa documental a partir de fontes consideradas didáticas e outras advindas da literatura específica da História da Matemática. Os objetivos foram expressos de forma a convergirem para a criação de uma proposta didática. Como resultado destaca-se a criação de uma proposta didática direcionada ao ensino do sistema de numeração que possui algumas aproximações com outras áreas do conhecimento escolar como a Geografia, a História, a Biologia, a Língua Portuguesa entre outras.
Abstract: In this research work is presented a didactic proposal for teaching Decimal Numbering System with pedagogical focus on interdisciplinarity. The guiding question of the study was expressed as follows: How to build a didactic proposal for teaching and learning Decimal Numbering System from theoretical orientations resulting interdisciplinarity? As a methodological basis for the study documentary research from sources believed to be didactic and other arising from the literature of the history of mathematics was established. The objectives were expressed in order to converge to create a didactic proposal. As a result there is the creation of a didactic proposal directed to the teaching of the numbering system that has some links with other areas of school knowledge as Geography, History, Biology, Portuguese among others.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5097
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNA ALVES DE ALENCAR - TCC - MATEMÁTICA.pdf698.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.