Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5088
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, André Luiz Ortiz da-
dc.contributor.authorSOUSA, Arthur Cruz de-
dc.date.accessioned2023-03-14T20:51:13Z-
dc.date.available2023-03-14T20:51:13Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.identifier.citationSOUSA, Artur Cruz de. O USO DO SOFTWARE WXMAXIMA NOS CONTEÚDOS DE FUNÇÕES DO PRIMEIRO GRAU E SEGUNDO GRAU. 2016. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5088-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to investigate: how can Wxmaxima software be used as a resource for teaching and learning 1st and 2nd grade functions? In this sense, a bibliographical and qualitative research was developed, and Wxmaxima Software was chosen, which has a complete computational algebra system specialized in symbolic operations, it is free and allows the graphic visualization of the functions of first and second functions. Second grade, which can be an auxiliary tool in the study of this content. Thus, a monitoring and a workshop was held with the participation of twenty-nine students from the High School classes, at the Computer Laboratory of the Araguaína Application College in the city of Araguaína, state of Tocantins, one of the participating schools of the Institutional Scholarship Program Of Teaching Initiation (PIBID). The focus was on the approach to the content of functions, in particular: types of functions, sketching of graphs and determination of roots. With the result, the dissertation answers show that the software was able to arouse the interest of the students in relation to the content, considering that the students rarely had subjects directed to the use of computer science in the school. Another important point was that the students evaluated that the software could assist them in learning Mathematics, because the answers were accurate. According to the teacher's answers, computers were underused due to their lack of attendance, lack of maintenance and teacher training. Therefore, this work discusses these problems about the use of softwares in the school environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectSoftware Wxmaxima,pt_BR
dc.subjectEstudo das funções,pt_BR
dc.subjectPIBID,pt_BR
dc.subjectOficina,pt_BR
dc.subjectWxmaxima Software,pt_BR
dc.subjectFunction study,pt_BR
dc.subjectWorkshop.pt_BR
dc.titleO uso do software wxmaxima nos conteúdos de funções do primeiro grau e segundo grau.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar: como o software Wxmaxima pode ser utilizado como um recurso para o ensino e a aprendizagem de funções do 1o e 2o grau? Neste sentido, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, e optou-se pela utilização do Software Wxmaxima que possui um sistema de álgebra computacional completo especializado em operações simbólicas, ele é gratuito e possibilita à visualização de gráfico das funções de primeiro e segundo grau, o que pode ser um instrumento auxiliar no estudo deste conteúdo. Assim realizou-se uma monitoria e uma oficina com a participação de vinte e nove alunos das turmas do Ensino Médio, no Laboratório de informática do Colégio Aplicação de Araguaína na cidade de Araguaína, estado do Tocantins, uma das escolas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O foco foi à abordagem do conteúdo de funções, em específico: tipos de funções, esboço de gráficos e determinação de raízes. Com o resultado, as respostas dissertativas, mostram que o software conseguiu despertar o interesse dos alunos em relação ao conteúdo, tendo em vista que os alunos raramente tinham disciplinas voltadas para o uso da informática na escola. Outro ponto importante foi que os alunos avaliaram que o software poderia auxilia-los na aprendizagem da Matemática, devido as respostas serem exatas. Segundo as repostas do professor, os computadores eram pouco utilizados devido à quantidade deles não atenderem a demanda do público, a falta de manutenção e de formação dos professores. Logo, este trabalho discute essas problemáticas sobre a utilização dos softwares no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTUR CRUZ DE SOUSA - TCC - MATEMÁTICA (1).pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.